A Consulta Pública do Plano de Retomada das Aulas Presenciais para a Educação Básica nas escolas da Rede Estadual segue disponível até a próxima segunda-feira (14/09), no banner principal do site da Secretaria da Educação (Sedu): www.sedu.es.gov.br. As atividades estão suspensas até o próximo dia 30 de setembro e sem data definida para o retorno do funcionamento presencial das escolas, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, convidou a população para participar da construção do Plano. “Temos uma expectativa de retorno das aulas e, por isso, nós, como gestores da educação, temos nos planejado. Como Rede Estadual, precisamos estruturar um plano de retorno. É importante dizer que o plano não é um anúncio de volta, mas são medidas de segurança para que, quando houver um retorno, tudo seja feito com segurança. Estamos colocando em consulta pública este plano pelo prazo de dez dias. Ficará disponível no site da Sedu, segmentado por item e, em cada um deles, é a oportunidade para o cidadão colaborar”, disse.
Plano de Retomada das Aulas
O Plano prevê o retorno às aulas presenciais das escolas públicas estaduais, em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas, no contexto de pandemia da Covid-19, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo Coronavírus enquanto perdurar o Estado de Emergência em Saúde Pública.
O uso das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), instituído pelo Programa EscoLAR, conforme previsto na Portaria Nº 048-R, passou a ser considerado carga horária letiva desde o dia 1º de julho de 2020. Com isso, mesmo com o retorno às aulas presenciais, as APNPs e os recursos disponibilizados no Programa EscoLAR complementarão as atividades dos encontros presenciais, constituindo um modelo híbrido da oferta educativa.
O objetivo do Plano é subsidiar o planejamento das unidades escolares nos processos envolvidos de retorno às aulas presenciais, contemplando aspectos pedagógicos, psicossociais, administrativos e sanitários, apoiando-se nos quatro pilares de uma educação para o século 21, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser; momento propício a (re)pensar as práticas pedagógicas.
A deliberação sobre datas para o retorno às atividades presenciais será dada, exclusivamente, pela Secretaria da Saúde (Sesa) e, com isso, as unidades escolares deverão observar procedimentos técnicos e sanitários que possibilitem a volta com segurança da comunidade escolar, em conformidade com as diretrizes estabelecidas no Plano.
Aspectos pedagógicos
Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é a de diminuição da circulação de pessoas, haverá também a diminuição de alunos por turma, ficando 50% presencial e outros 50% não presenciais, por meio das APNPs.
O retorno das aulas será por etapas, sendo a primeira para a Semana de Acolhimento dos Professores. Uma semana depois será a Etapa 2, com retorno para alunos do Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Etapa 3 se dará na sequência, com um intervalo de 15 dias, para o Ensino Fundamental Anos Finais; e, por último, a Etapa 4, também seguindo um intervalo de 15 dias, que será para o Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Veja melhor abaixo:
Aspectos psicossociais
Esse eixo do Plano inclui procedimentos a serem adotados em relação ao acolhimento das equipes escolares e dos alunos, no processo de retorno às atividades presenciais. O acolhimento aos professores e demais funcionários da escola deverá ser realizado logo na primeira semana de retorno às aulas presenciais. O Plano sugere às escolas reservar um tempo para ouvir como os profissionais estão e como se deram as vivências dos mesmos no período de isolamento. Este momento deverá servir também para a orientação sobre os protocolos de higienização e de convivência, o que deve ser reforçado insistentemente para o devido cumprimento.
Para os alunos, o Plano também traz orientações para o acolhimento com atividades que trabalhem a comunicação das diretrizes de biossegurança, mas também para ouvir sobre o que eles viveram e sentiram durante o distanciamento social.
Aspectos sanitários
O Plano traz recomendações da OMS, bem como orientações do Ministério da Saúde e da Sesa, para que as unidades escolares adotem os protocolos de acesso à escola, no retorno dos estudantes às atividades presenciais, sendo alguns deles:
– Funcionários na portaria com equipamento de proteção individual (EPI) para borrifar álcool (70º) nas mãos dos estudantes e funcionários;
– Todos devem ser orientados a entrar separadamente, preservando a distância mínima de 1,5 metro em relação aos outros;
– Desinfecção de mãos: incentivar e demonstrar a correta lavagem das mãos com água e sabão; e disponibilizar álcool 70% em locais de fácil acesso;
– Uso de máscaras: o uso de máscaras de proteção individual é obrigatório;
– Medição de temperatura: usar termômetro digital de testa para aferir a temperatura, diariamente, dos estudantes, professores e demais profissionais da escola.
Aspectos administrativos
O Plano traz orientações quanto aos profissionais que apresentem algum tipo de comorbidade (que estejam dentro do grupo de risco). O Plano de Retomada apresenta também as devidas orientações para que este público possa seguir em trabalho remoto, dando continuidade à execução das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), por meio do Programa EscoLAR.
Sou aluna da rede pública de ensino estadual,e pra bem dos alunos não concordo com a voltas a aulas, nao é uma forma benificiente aos alunos o retorno as aulas presenciais, por motivo de cuidados de com aulos e professores, e tambem dos familiares, assim como diversos lugares a sala de aula se torna um grande transmissor da COVID-19, com o distanciamento ou não sera sim muito arriscado, alunos e professores terao que mudar de forma absurda a convivência em sala de aula, trazendo assim um formato diferente e não beneficente a todos em sala.
Inviável o retorno em meio a tantas mortes. Nossas crianças e jovens são nossos maiores tesouros, são o futuro de nossa sociedade. As escolas nem pia pra lavar mão tem e quando tem nunca tem sabão. Nem papel higiênico tem nos banheiros. Quem trabalha em escola ou frequenta a escila do seu filho sabe bem dessa triste realidade. Imagina cumprir todo o protocolo exigido pelos órgãos sanitários, isso sem contar com a falta de dicernimento das crianças que não irão respeitar o distanciamento bem como o uso de máscara e álcool em gel. Conteúdo se recupera, vidas não!!!!!
Bom dia só acho que precisa muito volta, mais os meus não vai agora porque um tem bronquite crônica e não vou correr esse risco não.
Retomar as aulas é simplesmente irresponsável, principalmente em um Estado como o nosso, em que as cidades NÃO ESTAO FAZENDO TESTES, aliás, nunca fizemos muitos testes, para justamente fazer maquiagem sobre a real situação. Já sabemos o que ocorreu em outros locais, em países que inclusive tiveram políticas sérias de contenção da Pandemia (não como aqui, que nunca fizemos quarentena de fato da população)…por que repetir os mesmos erros? Quais os reais interesses nisso, em reabrir escolas para que os alunos tenham, efetivamente, 28 dias para brincar de roleta russa? O que esse 28 dias presenciais trarão de diferença para os estudos deles, já que na maior parte do tempo estarão preocupados em seguir protocolos, em não colocar a mão no rosto, não vão poder socializar…em teoria, né? Porque na prática sabemos que crianças e adolescentes não cumprirão os protocolos, que muitos pais são ausentes por vários motivos e nem observarão se os filhos têm sintomas, que os alunos são em grande maioria assintomáticos, ou seja, podem portar o vírus e contaminar pessoas na escola, mesmo com todos os cuidados…vale a pena arriscar as vidas da comunidade escolar? Vidas importam ou não? Lembrando que se as pessoas já não respeitam distanciamento, que se tem muita gente andando nas ruas sem máscara e com tudo aberto, imaginem só com as escolas abrindo. Milhares de capixabas de volta aos ônibus, às ruas, se contaminando e contaminando os outros. E aí? Vale o risco, por 28 dias de aula presenciais amedrontadas? Imaginem lecionar com máscara! Se é ruim falar com ela, uma coisinha ou outra, imaginem dar aula…
Sou totalmente contra, hoje temos um número alto de contaminação mesmo com o uso de mascara e álcool gel, onde sendo mais seguro o isolamento social até ser criada uma vacino.
Acho que por em risco vidas é totalmente insano e genocida pelos poderes competentes
Volta ás aulas só com a vacina.