Ícone do site Norte Notícia

VÍDEOS – Velhos problemas causados pelas chuvas repetem em Linhares

Um dos problemas que vem se arrastando há anos em Linhares é o escoamento das águas da chuva. Com a pavimentação de ruas e avenidas pela cidade, e sem ter uma drenagem com capacidade suficiente para realizar o escoamento, isso acaba em constantes prejuízos aos moradores de muitos bairros por toda cidade. Situações como a do bairro Shell, na região conhecida como Pó do Shell, moradores estão cansados dos prejuízos. Veja vídeo:

Não é diferente no bairro Interlagos, aonde nossa reportagem vem mostrando os problemas há anos, e na manhã desta terça-feira (29/11), um dos moradores do bairro disse: “A Prefeitura só entra com intervenções paliativas, que só sugam o dinheiro público e os problemas continuam” desabafou o morador. Veja vídeo:

No balneário do Pontal do Ipiranga os moradores tiveram várias vias alagadas, o que vem se tornando comum para eles, pois todos os anos as cenas e os prejuízos são os mesmos. Desta vez, cansados da demora da Prefeitura, eles colocaram as mãos na massa e decidiram por conta própria tentar resolver o problema, abrindo um valão para a água escoar para o mar. Veja o vídeo:

ANÚNCIO

O bairro Santa Cruz, podemos dizer que faz parte desta calamidade pública, de que todas as vezes que chove o prejuízo fica. Veja vídeo:

A localidade de Bebedouro, onde os moradores sofrem com total abandono do município, onde se dá prioridade tão somente para os terrenos onde estão e vão sendo construídos empresas, os moradores sofrem e amargam prejuízos com a falta de estrutura, onde, segundo afirmação dos moradores, 95% das vias pavimentadas não tem escoamento algum para as águas da chuva, e as casas ficam alagadas, e os prejuízos são grandes. Veja vídeo gravado na Avenida Ana Barcelos Correa, com o desabafo de moradores cansados dos prejuízos:

Nossa reportagem recebeu centenas de vídeos onde os problemas são mostrados em todo município.

O que diz a Prefeitura

Em release enviado para os veículos de imprensa da cidade a prefeitura diz que na manhã desta terça-feira, (29/11), ocorreu uma reunião para criação de um grupo de monitoramento e avaliação, além da instalação de uma sala de situação que vai funcionar na sede da prefeitura municipal. No local serão reunidas informações do município para nortear ações futuras. Fazem parte do grupo de trabalho todas as secretarias municipais, além da Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com o município, as ações iniciaram no sábado (26/11), com visitas nas principais áreas atingidas e levantamento de dados para um relatório de situação.

“Estamos discutindo desde o início da manhã a dimensão dos danos e daremos rápida resposta à população. A determinação é que as equipes da Prefeitura facilitem as decisões das ações que serão tomadas para assistir os moradores mais impactados pelas chuvas”, explica o prefeito.

É bom lembrar que o atual prefeito assumiu o mandato no ano passado, quando o ex-prefeito, Guerino Zanon, deixou a prefeitura para disputar o cargo de governador do estado nas eleições de 2022, mas foi derrotado ainda no primeiro turno. Bruno Marianelli faz parte da administração há quase 20 anos, e é profundo conhecedor desses problemas, que inclusive acompanham sua trajetória na vida pública nesses mesmos anos, e que nunca são resolvidos.

Famílias Desabrigadas

Até o momento, 12 famílias estão desabrigadas em Linhares, ao todo são 45 pessoas que são assistidas pelo Município: 8 famílias de Baixo Quartel que estão no ginásio poliesportivo da localidade; três de Rio Quartel, que estão na sede da Associação de Moradores e receberão o benefício do aluguel social, e uma família do bairro Aviso que foi abrigada no ginásio de esportes do bairro Conceição.

Aulas Suspensas em Pontal

As aulas no centro de educação infantil municipal e na escola municipal de ensino fundamental em Pontal do Ipiranga estão suspensas em decorrência da dificuldade de acesso às unidades de ensino. Os conteúdos programáticos serão repostos.

Abertura de Canais em Pontal

Máquinas e servidores da Prefeitura atuam na abertura de canais para escoar a água da chuva para o mar. Ruas e avenidas do balneário foram alagadas com o grande volume de chuva registrado principalmente no fim de semana.

Mutirão de Limpeza

Desde a manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura ampliou as ações emergenciais para garantir a mobilidade urbana, evitar alagamentos, recuperar ruas e avenidas de Linhares. Os trabalhos estão sendo executados pela secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos e incluem serviços de manutenção e desobstrução dos dispositivos de drenagem das águas das chuvas, poda, capina, roçagem, tapa-buracos, pavimentação, entre outros.

Após essas ações paliativas do município cabe aos moradores atingidos se prepararem para os próximos prejuízos que irão se repetir no ano de 2023 e as soluções paliativas irão continuar.

 

 

Sair da versão mobile