O desabamento do muro da antiga junal por pouco não acabou em tragédia, foi o que disseram os moradores das residências que ficaram completamente destruídas com a queda do muro.
De acordo com a moradora Ana Kely da Conceição Silvares, 39 anos, desempregada, que teve sua casa totalmente destruída, as autoridades do município tinham conhecimento do que poderia ocorrer tanto que ela e outros moradores já haviam feito um abaixo assinado pedido a demolição do muro. Após a queda do muro Ana falou com nossa reportagem. Veja vídeo.
O senhor Aldeir Oliveira, desempregado, 51 anos de idade, vizinho das residências que foram atingidas, também falou com nossa reportagem e reafirmou que as autoridades do município já sabiam o que estava acontecendo e estavam cientes de que o muro poderia desabar a qualquer momento. Veja vídeo.
Outro morador que teve sua residência destruída foi o Renilson de Jesus, falou com nossa reportagem, ele disse que estava em casa na hora em que o muro desabou, ele disse que perdeu tudo e confirmou que as autoridades da cidade sabiam de tudo. “Não deu pra salvar nada, caiu tudo, me preocupei com minha irmã, meu cunhado e meu sobrinho. Esperaram acontecer isso para poder vir.” Desabafou Renilson.
Vamos ajudar
O Renilson, a irmã, o cunhado e o sobrinho estão na Quadra Poliesportiva do bairro Conceição, juntamente com outras pessoas que estão desabrigadas e desalojadas devido às chuvas e a queda do muro, pois não tem para onde ir.
Ronilson disse que perdeu tudo e necessita de ajuda e pediu para quem possa ajuda-lo que ligue para o número 27- 99625-1849.
A moradora Ana Kely também perdeu a sua casa e necessita de ajuda. Quem poder ajuda-la pode ligar para o numero 27-99958-2412.
Moradores vizinhos de onde ocorreu o desabamento do muro informou para nossa reportagem que após o desabamento do muro a Defesa Civil no ao local e interditou 10 residências.
Nossa reportagem demandou a prefeitura perguntando quais providências o município tomou para proteger os moradores antes do desabamento do muro, já que todos os moradores afirmam que a prefeitura estava ciente do problema? Mas até o fechamento desta matéria a prefeitura não respondeu.
Em release enviado para os veículos de comunicação, a prefeitura diz várias equipes do município atuaram na ocorrência. Veja o release na íntegra.
“Chuvas: Equipes da Prefeitura atuam em ocorrência no bairro Aviso, sem vítimas, e famílias serão levadas para abrigo
As famílias impactadas na ocorrência serão levadas para o ginásio poliesportivo do bairro Conjunto Juparanã
Um chamado grave foi registrado na manhã desta quinta-feira (01/12) na região conhecida como Beco da Junal, no bairro Aviso. O desabamento de um muro mobilizou as equipes das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Defesa Social, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que atuaram na ocorrência. Vale destacar que o proprietário do imóvel já foi notificado pela Prefeitura por várias vezes.
Não houve registro de vítimas, apenas uma mulher, idosa, que precisou ser resgatada pelos profissionais do Corpo de Bombeiros em decorrência de mobilidade reduzida.
Todas as famílias impactadas, inicialmente um total de 9 famílias, recebem o apoio de assistentes sociais e psicólogos da Prefeitura e serão encaminhadas para o ginásio poliesportivo do bairro Conjunto Juparanã – que foi aberto como um novo abrigo municipal, além dos ginásios do Conceição e Araçá.
Alguns moradores impactados decidiram por ficar em casa de familiares. O perfil das famílias atingidas será avaliado pela secretaria municipal de Assistência Social para identificar se elas se encaixam no perfil do aluguel social.
Todas as ocorrências graves devem ser registradas no telefone 27 98115 0511, da Defesa Civil Municipal, ou no 153 da Guarda Civil Municipal, ou o 193, do Corpo de Bombeiros”.