ANÚNCIO
Duas equipes de robótica do Sesi/Senai de Linhares fizeram história ao participar de uma competição nacional de robótica, em Brasília, alcançando resultados inéditos para o Espírito Santo. A equipe Hyobots chegou às semifinais e conquistou o 4º lugar na modalidade FRC, enquanto a equipe Hyoku brilhou ao garantir o 3º lugar na categoria F1 in School e uma vaga para disputar o mundial de robótica.
Pela primeira vez, uma equipe capixaba na modalidade FRC avançou até as semifinais da competição nacional. O robô da Hyobots, batizado de Netuno, impressionou pela performance, cumprindo com excelência todas as funções para as quais foi programado. Pesando mais de 50 kg e com 2,07 metros de altura, o robô pontuou em todas as partidas que disputou. A equipe competiu em oito partidas qualificatórias e venceu cinco, algumas delas com mais de 30 pontos de vantagem sobre os adversários. O desempenho foi amplamente elogiado pelos organizadores e participantes do evento.
Na categoria F1 in School, a equipe Hyoku também demonstrou talento e inovação ao desenvolver um carro de corrida de alta performance. O projeto conquistou o prêmio de Melhor Engenharia de Carro, destacando-se entre os concorrentes. O excelente desempenho garantiu o 3º lugar na categoria e uma vaga para o mundial, que ainda não tem data nem local definidos.
Uma das componentes da equipe Hyoku na categoria F1 in School, que conquistou a vaga para participar do mundial é a Pietra Sophia Rossi, filha do subtenente Rossi, que está todo orgulhoso e emocionado e com certeza espera ansioso pela chegada da filha, hoje, em Linhares.
O Festival de Robótica deste ano reuniu aproximadamente 2.500 estudantes, distribuídos entre 270 equipes, representando todas as regiões do Brasil. Com o tema “oceanos”, a competição teve um aumento significativo na participação de escolas públicas, que estiveram representadas por 23 instituições de ensino.
As equipes de Linhares foram acompanhadas pelos técnicos Rodolfo Broseghini, Cezar Bolonini, Jamily Cremasco e Jaqueline Machado. O evento aconteceu no Centro de Convenções Internacionais de Brasília, consolidando-se como a maior competição de robótica do país.
Os times retornam a Linhares neste domingo (16/03), trazendo na bagagem não apenas troféus e reconhecimento, mas também experiências valiosas e a certeza de que estão entre os melhores do Brasil na robótica.