A sessão na Câmara de Vereadores de Linhares, na próxima segunda-feira (21/03), é aguardada com grande expectativa, além da previsão de que o Plenário Joaquim Calmon esteja completamente tomado.
O motivo da expectativa é o ofício que foi protocolado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Linhares (SISPML), na sexta-feira (11/03), com a denúncia de improbidade administrativa contra a administração Guerino Zanon.
No pedido, o sindicato aponta que a administração do município vem descumprindo reiteradamente a legislação municipal, quanto às obrigações da fixação do vencimento base dos servidores municipais. O sindicato alega que o município está descumprindo a lei Nº 51/2017 art. 6º parágrafo 1º que diz que nenhum servidor do município poderá ter o salário abaixo do salário mínimo nacional.
A diretoria do sindicato explicou que existem cerca de 2.000 servidores municipais recebendo seus salários base abaixo de um salário mínimo. Durante o ano de 2021, a mesa diretora do sindicato realizou algumas reuniões com representantes do poder executivo do município, procuradoria, secretaria de finanças, para através do diálogo, fazer com que o município cumprisse com a lei, que garante aos servidores que os seus respectivos salários não fossem menores que um salário mínimo. Ainda de acordo com a diretoria do SISPML, o município se mostrou contrário às reivindicações do sindicato, seguindo até o momento não cumprindo com as determinações da lei.
Nossa reportagem demandou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Linhares, vereador Roque Chile (PSDB), que se pronunciasse a respeito desse pedido de improbidade administrativa, e se ele entrará na pauta da sessão da próxima segunda-feira, 21 de março, mas até o fechamento desta matéria o presidente, que compõe a base de aliados do prefeito Guerino Zanon, não respondeu a demanda. Vale ressaltar que na sessão da segunda-feira passada, (14/03), o vereador Roninho Passos (DC), questionou ao presidente quando seria lida a referida denúncia, e na ocasião, o presidente respondeu que “tudo cainhando bem na semana que vem” que é a próxima, o pedido entraria em votação. Veja vídeo.
Agora é aguardar para ver se o presidente cumprirá com o que prometeu.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Linhares, se mobiliza para levar o maior número de servidores possível, para a sessão de segunda-feira.