Ícone do site Norte Notícia

VÍDEO – Em Linhares, Lula anuncia pagamentos do Rio Doce e critica taxação imposta por Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (11), para anunciar o início dos pagamentos do Novo Acordo do Rio Doce, que destinará R$ 3,7 bilhões a pescadores e agricultores familiares atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015.

Durante discurso no Parque de Exposições, Lula relembrou as negociações do governo federal com a Vale, defendeu o benefício como reparação às famílias atingidas e fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao deputado Eduardo Bolsonaro, afirmando que “aquela coisa” que governou o país “não teve coragem de resolver os problemas e mandou o filho para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça”.

Lula também falou sobre a taxação imposta ao Brasil pelo ex-presidente americano Donald Trump, afirmando que seu governo tomará medidas para proteger o país. “A gente não vai ficar quieto diante de ameaças que prejudiquem a nossa economia”, disse.

O pagamento do Novo Acordo do Rio Doce prevê 1,5 salário mínimo por mês durante 36 meses, seguido de 1 salário mínimo por mais 12 meses, totalizando 48 meses de benefício para cada pessoa atingida.

No Espírito Santo, os pagamentos contemplarão moradores de Linhares, São Mateus, Sooretama, Conceição da Barra, Aracruz, Colatina, Baixo Guandu, Fundão, Anchieta, Marilândia e Serra, atendendo comunidades pesqueiras e agrícolas que aguardavam reparação há quase 10 anos.

📹 Assista aos momentos do discurso no site.

 

ANÚNCIO

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:

* WhatsApp: (27) 9 9527-2726

* E-mail: nortenoticia01@gmail.com

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile