Muitos comentários foram feitos em Linhares sobre caros deslocamentos de políticos que foram ao aeroporto de Linhares na manhã desta sexta-feira (10/06) para “inaugurar” a pista ampliada que vai atender demandas particulares e comerciais. O problema disso é que o morador que buscou acompanhar notícias sobre o assunto apenas viu tapumes cercando o terminal de passageiros ainda em construção e a pista já finalizada sinalizando que a população está “quase” recebendo um aeroporto terminado.
Os termos ouvidos de canto a canto foram esse e outros mais: “Quase pronto”. Se a situação é essa, como visto por todos, outra pergunta pairou nos ares: O que esse monte de gente está vindo fazer aqui? Essa pergunta trouxe outro questionamento: Os deslocamentos políticos são bancados com dinheiro público, quanto custou à vinda do ministro Marcio Sampaio, da Infraestrutura e dos outros participantes dessa cerimônia vazia?
Não é barato, isso já se sabe. Agora, era preciso inaugurar a pista do aeroporto cercado de obras? O que se quer, de fato, com um gasto desnecessário? Em tempos que a renda do povo brasileiro só diminui, como admitir tais atitudes? Isso não é golpear pelas costas à população? Perguntas feitas por moradores que merecem satisfação, respostas.
Custos da obra
De acordo com informações passadas pelo governador, o investimento do estado na pista do aeroporto foi de 50 milhões, entre desapropriações e obras. O governo Federal investiu entre 18 e 20 milhões. O estado explicou ainda uma polêmica envolvendo a oferta de recursos da ordem de 25 milhões feita pelo Governo Federal. De acordo com informações oficiais, nada foi perdido. Ocorre que, tendo em vista a saúde financeira do Espirito Santo, e o prazo pedido para liberar o dinheiro por parte do executivo federal, e, para que a obra não atrasasse, a decisão foi de realizar os processos licitatórios sem que a população tivesse que esperar um período ainda maior para ter a entrega total do aeroporto.
CASAGRANDE ENTREGA CENTRO DE REFERENCIA DA JUVENTUDE DE LINHARES
O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou o Centro de Referência da Juventude, CRJ. A sede fica no bairro Araçá e vai atender jovens e adolescentes, dentro do programa “Estado Presente”, em defesa da vida. O programa oferece cursos e oficinas para geração de renda entre outras atividades.
Com infraestrutura moderna e acolhedora, e funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, o CRJ Linhares vai oferecer gratuitamente a jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.
“Estamos inaugurando o sétimo CRJ no Espírito Santo. Serão 14 Centros em todo o Estado, sendo uma verdadeira revolução nas políticas públicas para juventude. Investir nessa área é fundamental para nós. Este local emana política para a juventude. Infelizmente, sabemos que alguns jovens acabam sendo chamados para fazer parte de um mundo ilícito. Para evitar isso, estamos aqui criando oportunidades para que esses jovens tenham um futuro de verdade”, pontuou o governador.
Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.
Estão em funcionamento, além de Linhares, os CRJs Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz, São Mateus e Guarapari. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Colatina.
O governado Rento Casagrande falou com nossa reportagem. Veja vídeo.