O que pensam e o que querem os e as jovens de Linhares? Quais são as suas ideias e sugestões para construir uma cidade melhor e mais justa? As respostas para essas e outras perguntas serão debatidas na próxima terça-feira (10/05), às 18h, na Câmara Municipal, durante uma audiência pública inédita e exclusiva para as juventudes. O evento foi batizado de “Fala Galera” e está sob a organização do vereador prof. Antônio Cesar (PV).
“Pela primeira vez na história de Linhares, teremos um espaço de fala, escuta e trocas voltado exclusivamente para as juventudes da cidade. O microfone estará literalmente aberto para que cada um coloque a ‘boca no trombone’, ou seja, se manifeste em relação às questões que mais lhe tocam e incomodam. Nossa intenção é, justamente, ouvir o que os e as jovens têm a dizer e garantir, a essa parcela de nossa população, o protagonismo que tanto almeja nas decisões”, afirma o vereador prof. Antônio Cesar.
A jovem cantora e produtora cultural Ana Carolina Gomes, a Annah, já confirmou presença na audiência e tem mobilizado amigos e amigas nas redes sociais para que também participem do evento. “Tem surgido um movimento muito interessante na internet conscientizando os jovens a respeito da importância do voto e de tirar o título de eleitor, e esses espaços, como o de uma audiência pública voltada para os jovens, também são formas de exercer a nossa cidadania e contribuir com o desenvolvimento do nosso município. Linhares exerce grande influência dentro e fora do Espírito Santo e discutir políticas públicas voltadas para os jovens é contribuir com o presente e também com o futuro”, afirma Annah.
Expectativa
O prof. Antônio Cesar reforça que a audiência pública tem entrada gratuita e livre para quem quiser participar, e sua expectativa é de que os jovens ocupem todos os assentos da galeria da Câmara, como também manifestem suas inquietações. Para isso, ele tem percorrido escolas, projetos sociais e as mais diversas comunidades para convocar a turma.
“Juntamente com as juventudes, queremos debater projetos nas mais diversas áreas – desde cultura e música até educação e ação social. Ao final da audiência, também vamos elaborar uma carta de intenções, que reunirá todas as sugestões e propostas apresentadas durante esse evento. Nossa expectativa, bem como da galera com quem tenho conversado, é de que um grande movimento de despertar dos jovens esteja por surgir. E isso me enche de esperanças”, completa o vereador.
O evento contará com interpretação na Língua Brasileira de Sinas (Libras) e terá transmissão ao vivo, pelo canal da Câmara Municipal pelo Youtube. Não é necessário inscrição prévia. Líderes de projetos voltados à juventude também estão convidados.
Organização: vereador prof. Antônio Cesar