Ícone do site Norte Notícia

Vereador de cidade do Norte do ES é preso por porte ilegal de arma restrita em MG

O Vereador de Rio Bananal Welder Carminatti (MDB) foi preso na terça-feira (16/04) na cidade mineira de Aimorés por porte ilegal de arma de fogo. O vereador estava com o carro oficial da Câmara de Rio Bananal onde havia uma bolsa com uma pistola 9mm. O parlamentar não possui porte de arma. Após passar a noite preso, o vereador pagou fiança e foi liberado para responder em liberdade.

Informações obtidas pela reportagem relata que o vereador, mais o motorista da Câmara e outro vereador que não teve o nome revelado, durante uma viagem oficial para a capital Belo Horizonte, ao passarem pela divisa do Espírito Santo com Minas Gerais na cidade de Aimorés, o veículo oficial foi abordado pela Polícia Militar, e mesmo se tratando de um carro oficial, foi dado a ordem de desembarque dos ocupantes.

Durante uma revista no veículo, foi localizado na mochila do vereador uma arma de fogo. O vereador Welder tem o registro da arma mas não tem o porte da arma, com isso ele foi autuado em falgrande por porte ilegal de arma de fogo e com o agravo de se tratar de um armamento restrito das forças policiais (Pistola 9mm).

O vereador foi preso e encaminhado para o presídio de Aimorés na terça-feira (16), onde permaneceu preso até quarta-feira (17/04) e foi liberado na parte da tarde após pagar uma fiança de R$ 3 mil reais.

O vereador responderá em liberdade o processo judicial e as medidas cabíveis na forma da lei.

O Norte Noticia, falou, na tarde desta quinta-feira (18/04), por telefone, com o parlamentar. Ele disse que possui posse de arma, que é o registro e autorização para comprar e ter arma de fogo e munição em casa ou local de trabalho, o que não é o caso. Para estar com a arma o vereador teria que possuir, porte de arma, que é a autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Além disso, o parlamentar estava com uma pistola calibre 9mm, que é de uso restrito da Polícia. Welder Carminatti, ainda disse que a lei que tornou a pistola 9mm de uso restrito da polícia, mudou há pouco tempo e ele desconhecia a mudança. Em relação a arma que estava dentro da mochila, ele alegou que a arma fica dentro da mochila em sua residência e que a pessoa que arrumou a mochila para viagem, esqueceu de retirá-la do local.  

O Norte Notícia também demandou a Câmara de Vereadores de Rio de Bananal, que respondeu aos questionamentos. Veja:

NN – Gostaria do posicionamento da Câmara em relação à prisão do vereador Welder Carminatti (MDB).

CMRB – O Poder Legislativo não tem responsabilidade pelos atos particulares de seus servidores e vereadores. No entanto, o vereador em contato telefônico, explicou o ocorrido. 

NN – Qual o motivo pelo qual ele estava com o automóvel da Câmara?

CMRB – Ele estava no caminho de Belo Horizonte para participar de um evento que aconteceria nos dias 16 a 19 de abril de 2024. O carro oficial da Câmara é de utilidade também para este fim, no caso de viagem fora do estado o mesmo é exigido pelos vereadores ou servidores que participarão do evento.

NN – Quais providências que esta casa de leis irá tomar em relação a este fato?

ANÚNCIO

CMRB – A Câmara Municipal não tomou conhecimento Oficial do Fato, sendo assim, só se manifestará quando Oficiado pela autoridade processante.

A observação é o primeiro posicionamento da Câmara, que diz que o Poder Legislativo não tem responsabilidade pelos atos particulares de seus servidores e vereadores. No entanto, o parlamentar estava em viagem oficial e dentro de um carro oficial, como a própria nota afirma em sua segunda resposta. 

Foto – Reprodução Internet
Foto – Reprodução Internet

 

Sair da versão mobile