Baseado no desempenho de Linhares na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como em relatórios de visitas às escolas municipais e no atual contexto de pandemia, o vereador professor Antônio Cesar (PV) cobrou providências à Secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, que participou da sessão ordinária da Câmara Municipal dessa segunda-feira (22/03), de maneira remota.
Dentre os questionamentos feitos pelo vereador destacaram-se a convocação dos aprovados no concurso público (Editais 001 e 002/2019), bem como políticas públicas mais eficientes para a educação. A participação da secretária em sessão da Câmara foi requerida pelo professor Antônio Cesar.
“Nos últimos cinco anos, em nenhum momento Linhares alcançou o Ideb acima ou próximo à meta. Se isso é um desenvolvimento intencional e consistente, me preocupa a compreensão do que é intencional e consistente. Minha pergunta é como lidar com esses dados, ainda mais em uma condição de pandemia? A gente sabe que se os números não bastam, eles são importantes, ferramentas externas de avaliação de políticas públicas. E me parece que as políticas públicas de Educação falham”, disse o vereador.
Dados disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação do Ideb, comprovam o que disse o vereador. Em relação às turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a nota esperada para Linhares em 2019 era de 5.9, mas a alcançada ficou em 5.7. Em 2017, e meta era 5.6, mas o desempenho ficou em 5.5. Já em 2015, o desejável e o alcançado ficaram em 5.4.
Para a secretária, dizer que não houve aumento do Ideb é desconsiderar todo o trabalho das equipes pedagógicas, tanto da Secretaria de Educação quanto das escolas e principalmente dos professores. “Não vou falar de políticas públicas gerais, porque sou mais simples. Vou falar da nossa ação. Hoje, os professores estão tendo reuniões para trabalhar exclusivamente as habilidades que nós detectamos nas avaliações externas, que considero importantíssimas para serem o norte do crescimento do município. Esse professores estão tendo aulas, e não formação, sobre essa habilidades para que elas sejam superadas no próximo Ideb”, afirmou.
Sobre o concurso, Antônio Cesar questionou a secretária se haverá remoção antes da chamada e se há um cronograma de convocação dos aprovados. A secretária, por sua vez, respondeu que não sabe se pode adiantar alguma informação sobre o prazo, alegando questões de tramitação burocrática. Sobre a remoção, afirmou que o processo é transparente. “A fila segue conforme o professor estiver ranqueado. À medida que um professor se aposenta, quem entra no lugar dele é o professor que estava seguindo naquele ranking”.
O vereador também indagou a secretária sobre as condições estruturais precárias em que se encontram diversas escolas, bem como a cultura do medo que paralisa os profissionais. “Se os pilares da educação incluem uma escola estruturada, me parece que falha; se são diretores empoderados, o que encontro nas escolas é medo de falar comigo, porque eles acreditam que a direção da Secretaria de Educação vai os perseguir; se são professores qualificados, são eles que pagam a internet, assim como computador e telefone; e se são crianças alfabetizadas, os dados do Ideb mostram que a Linhares do presente está muito distante da Linhares esperada”, ressaltou Antônio Cesar.
Para o vereador, sobram questionamentos e faltam respostas sobre o plano para a educação de Linhares em 2021, bem como os meios para colocá-lo em prática. “Infelizmente, é comum chegarmos às escolas e encontrar um ou dois computadores, inclusive até sem rede de internet, compartilhados por vários professores e professoras, dando o melhor de si nos planejamentos. É como um eletricista chegar à obra e as chaves de fenda estarem quebradas. Por melhor que sejamos é difícil trabalhar”, conclui.