Apesar da previsão de arrecadar mais de 800 milhões em 2020, um dos bairros mais populosos de Linhares não recebeu nenhuma obra durantes os três primeiros anos da administração do prefeito Guerino Zanon (MDB), que exerce seu quarto mandato de prefeito.
A denúncia em forma de crítica foi feito na última segunda-feira (03), na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Linhares pelo vereador Tarcísio Silva (PSB), após a volta dos trabalhos legislativos de 2020.
O vereador que faz parte da base do Governador Renato Casagrande também (PSB), fez duras críticas a atual gestão de Linhares, que segundo ele apesar de ver a cada dia Linhares bater recordes de arrecadação, não faz a partilha igualitária dos impostos pagos pelos linharenses.
Da tribuna da Câmara ele fez as declarações abaixo:
“O bairro Interlagos hoje com seus 25 mil habitantes, representa 22% da população urbana de Linhares, no entanto, o poder público municipal não tem dado a atenção devida para os moradores dessa comunidade.
Temos um posto de saúde próximo ao campo São Paulo Apóstolo, que foi construído a mais de 20 anos, a população aumentou três vezes, mas a estrutura física do posto é a mesma, mesmo tendo ao lado do posto uma área de aproximadamente 240 metros de espaço público que poderia ser usada para ampliar a oferta de serviço à população e isso não é feito.
Vemos que as receitas aumentaram mais o serviço oferecido é o mesmo.
Ao lado da Pracinha do Interlagos, temos outro Posto de Saúde em parceria com a Associação de Moradores, esse posto foi construído em 1992. E permanece do mesmo jeito, a população cresce e os serviços oferecidos ficam ao “Deus dará”.
E continua comentado outros abandonos por parte da gestão municipal em outras áreas”.
Educação
“O bairro Interlagos não tem nenhuma construção recente de Ceim (Centro de Educação Infantil). Temos um Ceim que é o Chapeuzinho Vermelho, foi construído a facão, sem nenhum projeto, se o corpo de bombeiros for lá, vai interditar, por que o Ceim não tem projeto.
O outro é o Ceim Adaguimar, que foi construído a mais de 20 anos e o Ceim Antônio Fernandes de Almeida, que foi construído a mais de 15 anos.
A população aumenta e poder público está ausente, precisamos de um Ceim na parte central do bairro, próximo a pracinha do Interlagos e um próximo a Garagem da Prefeitura.
A Praça do Interlagos foi construída na década de 80, a mesma estrutura o mesmo espaço e não se melhora a qualidade de serviços oferecido a população”.
O abandono das ruas também foi alvo de críticas por parte do parlamentar.
Manutenção de ruas
Quando olhamos para Avenida Ouro Preto, a Barão do Rio Branco, a Martins Afonso de Souza, o calçamento que está lá, foi feito na década de 80, tem até linha de ônibus que passam por estas avenidas que estão abandonadas e a população clama por melhoria, por que ela paga seus impostos, para o IPTU, mas os serviços públicos não chega pra elas.
A Avenida Padre Manoel da Nóbrega, foi feita a pavimentação em 1992, daí pra frente é só tapa buraco, choveu tapa buraco, choveu tapa buraco.
Ai eu pergunto, pra que arrecadar tanto dinheiro?
Não é para prestar serviços para sociedade, devolver os recursos para sociedade?
Temos um bairro a três quilômetros do centro da cidade, que não se foi feito nada nos últimos 6 anos.
E o imposto que a população pagou?
Quantos que deixam de comprar uma lapiseira para seu filho para pagar o IPTU, por que como sabemos se a pessoa não paga o IPTU, ela pode ter sua casa penhorada”.
Neste ponto o vereador questiona quanto o bairro contribui de impostos para cidade e qual é o retorno que o mesmo está tendo.
“Eu tenho muita curiosidade de saber quanto o Bairro Interlagos arrecadou nos últimos 7 anos e não recebeu nenhum investimento do poder público, nos quatros anos da administração passada e mais 3 desta.
Eu vou solicitar as certidões de quanto o Bairro Interlagos, pagou de impostos nos últimos 7 anos, e vou mostrar que nos últimos 7 anos, o Interlagos não recebeu nenhuma estrutura física.
Ai eu pergunto é justo essa partilha?
A população acostumou com esse absurdo que é pagar seus impostos e não receber nada em troca.
Isso é uma falta de respeito com a população, eu desafio alguém me mostrar uma obra pública no Bairro Interlagos, feita nos últimos 7 anos, uma obra pública de verdade, agora chover e tapar buraco, ou colocar uma telha, isso não é obra é manutenção da coisa pública.
Nos últimos 7 anos, não tivemos um posto de saúde construído no Interlagos, nem um Ceim, nem uma praça, nem um palmo de asfalto foi feito.
Oque vemos é que response uma luminária queimada, se faz um tapa buraco e está tudo certo.
A falta de Projetos Sociais foi apontado como inexistente no bairro pelo vereador.
Isso é uma falta de respeito pela população, um bairro como o Interlagos que existem mais de 2 mil pessoas que recebem bolsa família, não tem um investimento na área social.
Eu queria que alguém me mostra-se um investimento feito para população carente do Bairro Interlagos.
Temos os Crás, mas quem paga a conta é o Governo do Estado que repassa (11 mil reais) por mês para custear as despesas, tem que parar com essa balela, de querer levar nome no leite do copo que outro colocou.
Hoje estive no posto de saúde do Interlagos com uma moça com 16 semanas de gravides que não tinha conseguido marcar seu pré-natal e tem gente batendo palma.
Palmas pra quem?”, questionou o vereador.
“Nós vereadores temos um salário justo, R$ 6.190,00, (seis mil cento e noventa brutos) desde 2008, é um salário justo para trabalhar, mas temos que nos posicionar, por que a população não quer apenas elogios mas ela quer postura da nossa parte”, finalizou Tarcísio Silva.
Outro que também pegou fez críticas a atual gestão, principalmente para Secretaria de Esportes, foi o vereador Estefano Silote (PHS).
“O campo São Paulo Apostolo, não tem um bebedouro para contemplar as escolinhas que lá frequentam e nem os atletas. Quando passamos por lá, não vemos nenhum projeto social naquela área, e aquela estrutura fica totalmente ociosa.
É triste vermos um uma estrutura daquela abandonada, o alambrado todo quebrado, as arquibancadas pichadas e vemos vários meninos em seus últimos dias de férias escolares sem nenhuma recreação nestes espaços.
A praça do bairro Interlagos, tinha mais de 80 inscritos pela Associação de Moradores para fazer atividades físicas e ginásticas elaboral, na Academia ao ar Livre que tem na praça, hoje passamos lá a academia está totalmente abandonada.
Isso não é admissível, uma secretaria que vai ter um orçamento de 9 milhões de reais para este ano, vai fazer oque?
Nossa cidade usa o slogan de “Cidade Moderna, Cidade humana”, mas precisamos primeiro humanizar, primeiro cuidar das pessoas, e depois modernizar a cidade.
Não adianta fazer o maior complexo esportivo e deixar lá como um elegante branco, sem ter projetos, sem ações desenvolvidas para a população.
Hoje ninguém mais consegue andar pelo centro da nossa cidade, a Secretaria de Segurança que é responsável pelo transito não dá conta, precisamos criar uma Secretaria de Trânsito para Linhares.
Existe um quebra mola no Interlagos, que tem sete pedidos para pintar um quebra-molas, o que nós estamos fazendo aqui, enxugando gelo?
Um cidade onde um vereador faz 7 pedidos para pintar um quebra-molas e não é atendido, onde vamos parar com isso?”
Na sequência o vereador Jean Menezes (PRB), também direcionou suas críticas para administração municipal.
Segundo ele a situação do esgoto no maior balneário de Linhares, Pontal do Ipiranga, enfrente um problema crônico, pois neste período, a prefeitura esgota metade das fossas que após 15 dias já estão esborrando novamente.
Segue ele afirmando que durante os últimos 3 anos, não foi feito “um prego no sabão” de obra pública no Interlagos.
“Nós conseguimos R$ 500.000, 00 (quinhentos mil reais), através de uma emenda parlamentar com o Deputado Federal Paulo Foletto (PSB), para compra de equipamentos para a Unidade de Saúde Mauricio Baldiane, e foi um compromisso da gestão municipal, fazer a ampliação da unidade para comprar os equipamentos, mas até agora nem foi feita ampliação da unidade de saúde nem os equipamentos foram comprados.
Hoje temos que cobrar do poder executivo dos seus secretários em geral, por que para mudar a realidade do nosso municio não adianta só ter dinheiro no caixa e não executar o que a população está pedindo. Se andarmos os quatro cantos de Linhares, o que está escrito no papel não é a realidade que vemos”, finalizou o vereador Jean Menezes.
Com informações do Radar Capixaba