Os transtornos causados pelo valão do Aviso e que muito incomodam as pessoas, já virou novela. Há moradores que já perderam as esperanças de ver o problema resolvido e reclamam que o problema é antigo, e que em mais de 40 anos nenhum gestor, e apesar das promessas tanto de prefeitos quanto de vereadores não conseguiu sanar o problema, ou ao menos buscar alternativas concretas para amenizar a situação.
Ainda de acordo com moradores da região, o valão prejudica o comércio local, é difícil vender ou alugar um imóvel por conta do forte mau cheiro.
Outro problema são as galerias de escoamento de água da chuva. Quando acontece uma chuva forte, as galerias não dão conta de escoar toda água, que fica acumulada, e faz com que o valão transborde.
Além do forte cheiro, da sujeira acumulada no valão, da eminência do risco de contrair doenças como dengue ou outras doenças por conta do esgoto, por exemplo, da falta de segurança no entorno do valão, o trecho da região tem um fluxo de carros intenso e perigoso.
No dia 29 de agosto de 2018 o morador Marino Lopes Xavier, de 42 anos, sofreu uma fratura exposta na perna esquerda e também quebrou o joelho após cair no valão, ele trafegava de bicicleta pela Avenida Conceição da Barra quando um carro o fechou, e ele foi arremessado chegando a cair no valão. O Marino ficou em meio ao esgoto até ser socorrido. Na época, a secretaria de obras enviou uma equipe no local para estudar a viabilidade de instalação de proteção ao longo do canal.
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Linhares chegou a colocar uma grade de proteção apenas na parte em que o morador se acidentou, o restante do valão continua sem proteção contra acidentes.
Vale lembrar que o lixo que é jogado no valão por parte de alguns moradores contribui para o problema. A população deve acompanhar o cronograma de limpeza e recolhimento de entulho e fazer o descarte de maneira correta.
A prefeitura disse que está em fase de licitação para contratar empresa que irá fazer o serviço de macrodrenagem na região, para resolver de vez o problema.
No final da tarde da última sexta-feira (21/12), por pouco um acidente não terminou com uma vítima fatal, quando dois veículos se envolveram em um acidente e um deles foi cair justamente dentro do valão. Veja matéria clicando no link abaixo:
https://nortenoticia.com.br/videos-onix-vai-parar-no-valao-do-aviso-apos-colisao/
Este ano quando a maioria dos vereadores aprovou um dos empréstimos, solicitado pelo prefeito Guerino Zanon, alguns vereadores chegaram a justificar o voto a favor do empréstimo, que hoje chegou a mais de 200 milhões, dizendo que parte deste dinheiro seria para resolver o problema do valão, porém até agora isto não aconteceu.