Ícone do site Norte Notícia

URGENTE: vereadores de Linhares podem autorizar hoje dívida milionária

Na noite desta segunda-feira (19/06), será votado o projeto de Lei de autoria do prefeito, Bruno Marianelli, que trata do pedido de autorização para a contratação de mais um empréstimo, desta vez em dólar, no valor de US$ 56 milhões de dólares, que se convertido em moeda brasileira na cotação atual gira em torno de 300 milhões de reais. 

Nos últimos meses o projeto tem causado uma grande polêmica no município, e os vereadores decidem hoje se autorizam, ou não, o prefeito a pegar mais esse empréstimo. 

O projeto já conta com três pareceres contrários, que são: o da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); da Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização e Controle  e ainda parecer de inconstitucionalidade da própria Procuradoria-Geral da Câmara de Vereadores.

Na sessão do dia 6 de junho, foi a votação do parecer da Procuradoria-Geral da Câmara, que é contrário à autorização desse projeto de empréstimo, mas dez vereadores, mesmo com o parecer de inconstitucionalidade da matéria, votaram a favor da continuidade do projeto do empréstimo.   

Durante a discussão do projeto, vários questionamentos foram feitos, entre eles, dois feitos pelo vereador Tarciso Silva, ele questionou e desafiou seus colegas, que votaram a favor do projeto, apresentarem o número de parcelas e o valor dos juros, que serão pagos, caso o projeto seja aprovado, na ocasião nenhum parlamentar se manifestou, para responder aos questionamentos.

O Norte Notícia demandou aos dez vereadores que votaram, na sessão do dia 6, pelo prosseguindo do projeto, fazendo as mesma perguntas do vereador Tarcísio Silva, que são: O vereador (a) sabe o número de parcelas que serão pagas e qual a taxa de juros, caso o município faça o empréstimo? O mesmo questionamento foi demandado para o setor de comunicação do município, mas tanto os vereadores quanto o município não souberam responder os questionamentos.

A votação final do projeto acontece na sessão ordinária desta segunda-feira, 19 de junho, a partir das 18 horas e a expectativa é de que o plenário esteja lotado. 

O NN acompanha a sessão e irá trazer em primeira mão se os vereadores de Linhares irão autorizar o prefeito a fazer mais um empréstimo, desta vez no valor de aproximadamente 300 milhões, sem ao menos saber o número de parcelas a serem pagas e o valor dos juros. 

ANÚNCIO

É aguardar e conferir aqui no NN.

 

Sair da versão mobile