Ícone do site Norte Notícia

Trabalhadores são encontrados em condições análogas à escravidão

O Ministério do Trabalho com o apoio da Polícia Rodoviária Federal flagrou 11 pessoas submetidas a condições análogas à escravidão numa fazenda em Jacumpeba, Aracruz. O local é de difícil acesso e fica cerca de oito quilômetros da BR 101.

Os trabalhadores atuavam sem registro, com remuneração incompatível com os serviços que executavam e sem o reembolso dos gastos com a viagem da cidade de onde vieram para o Espírito Santo. No local foi constatada a situação precária dos alojamentos, falta de higiene e acesso a cuidados médicos.

ANÚNCIO

Ao chegar à fazenda a equipe encontrou dois donos da propriedade que se identificaram como meeiros, mas após reconhecimento por parte de um dos denunciantes que participava da ação, foram desmentidos e apontados como dois dos três irmãos proprietários da fazenda, o que foi comprovado em seguida.

Entre as 11 pessoas que estava no alojamento, havia uma criança. Após a chegada da polícia e Ministério do Trabalho, o terceiro dono da fazenda apareceu e alegou que os alojamentos possuíam compartimentos vivenciáveis e alguns eletrodomésticos para uso, sem precariedade. Mas em conversa com os trabalhadores, os mesmos apresentaram insatisfação diante a situação em que viviam.

Eles foram notificados pelo Ministério do Trabalho e advertidos a transferir os trabalhadores de imediato para alojamentos adequados, enquanto providenciam o pagamento dos salários devidos, verbas rescisórias e regularização de transporte ou passagens.

Sair da versão mobile