Inspirado no programa da Rede Globo, The Voice Kids, o professor João Gabriel Lírio teve a ideia de criar um projeto semelhante ao programa de TV, e levá-lo para a escola. A execução começou tímida e era realizada apenas no horário do recreio, mas se tornou um grande sucesso e foi para uma sala de aula, e hoje se tornou um projeto institucional, que abrange toda a escola.
O projeto está em execução desde 2018, e no ano de 2020 foi definido como Projeto Institucional, e ganhou um novo formato devido o surgimento da pandemia do novo coranavírus.
Para o projeto ter continuidade, mesmo durante esse período pandêmico, foi criada a versão virtual. Neste ano de 2021, devido o retorno presencial de 50% dos alunos, seguindo o escalonamento, as apresentações aconteceram presencialmente.
Acreditando que a escola vai muito além do que conteúdos, através deste projeto ela passou a oferecer além de oportunidades para o a formação social e cultura a aproximação da família e a escola, trazendo entretenimento a toda comunidade escolar.
A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
Com base neste papel que a música possui é que a EMEF Professora Eliana Correa Pinafo elaborou este projeto, com o objetivo de propiciar a abertura de canais sensoriais, aumentar o nível de integração social entre os discentes, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura em geral e contribuindo para a formação integral do ser, tornando o ambiente escolar mais prazeroso e motivador, estimulando assim a participação efetiva e o sentimento de pertencimento contribuindo desta forma para a permanência e êxito dos discentes.
Nesta quarta temporada o projeto teve mais de 60 alunos inscritos. O The Voice Kids é dividido em duas categorias, a primeira e composta por alunos do 1º e 2º anos e a segunda composta por alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos.
Após várias etapas foram classificados três finalistas de cada categoria que acontece nesta terça-feira. (07/12). Além de Trabalhar a autoestima, a motivação a concentração e a integração social, estimulando principalmente os integrantes com problemas de aprendizagem em sala de aula o projeto também abre oportunidade para músicos locais, que são convidados para apresentações e fazerem parte do jurado, promovendo mais integração e troca de experiências.
A grande finalíssima desta quarta etapa acontece nesta terça-feira a partir das 19 horas no Cras de Bebedouro. Mas devido à pandemia o local do evento não será aberto para toda comunidade. O espaço está reservado para os finalistas e alguns familiares, além dos jurados, funcionários da escola e outras pessoas envolvidas no evento, mas ninguém vai ficar sem acompanha esta super final, todos podem acompanha ao vivo pelo canal do youtube. Click AQUI e assista ao vivo a grande final a partir das 19 horas.
O projeto é desenvolvido por professores, alunos, e outros funcionários da escola e a comissão organizadora conta com a dedicação e todo o empenho da diretora da Escola, Josiane Nunes Passos Casoti; o professor idealizador e executor do projeto, João Gabriel Lírio, e a coordenadora do projeto Kelys .
A premiação já está na escola, e agora é só aguardar para ver quais serão os três primeiros colocados. Veja as premiações:
1º colocado(a) uma bicicleta; 2º colocado(a) um violão;
3º colocado(a) uma cesta de chocolates.
As premiações são para cada categoria.
Acesse o link do canal do projeto.
https://www.youtube.com/channel/UC7dpPH6uBIKFjtx8zci1fCQ/videos