Uma verdadeira cena de cinema foi o que aconteceu na noite desta segunda-feira (25/07), iniciando no bairro Nova Esperança, em Linhares, passando pelos bairros planalto, são josé, Linhares 5 e Boa Vista, onde foi o final da ocorrência.
A ocorrência registrada no B.U: 48443495 é tida como tentativa de homicídio por arma de fogo. O fato deu início quando uma guarnição, abordo da RP 4895, realizava patrulhamento no bairro Novo Esperança sentido bairro Planalto, em Linhares, quando foram ouvidos diversos barulhos semelhantes a disparos de arma de fogo e logo em seguida os policiais foram abordados por jovem, que será identificado, pelas iniciais de seu nome, FBR, dizendo ter vitima de vários disparos. FBR relatou que um homem não identificado aproximou-se dele e fez os disparos, os policiais orientaram a vitima a permanecer no local e entraram em contato com o Centro de Comando Operacional (CCO), da PM pedindo para providenciar o atendimento medico. Logo após providenciar o socorro para a vítima os militares visualizaram um homem com uma bolsa, de cor preta, nas costas correndo e com uma arma de fogo na mão, de imediato os policiais entraram na viatura e deu inicio a perseguição ao suspeito , que perceber a aproximação da guarnição começou a atirar contra os policiais, fazendo pelo menos quatro disparos contra a Polícia, que prontamente para cessar a injusta agressão sofrida um policia revidou efetuado quatro disparos e outro PM realizou mais quatro disparos, mas ninguém ficou ferido.
Logo após a troca de tiros o suspeito entrou em um veiculo FIAT Siena, de cor preta e placas PTB3B26, que o aguardava em uma Rua atrás, de onde havia ocorrido a tentativa de homicídio, foi dado voz de parada ao mesmo que foi ignorado, nesse momento começou novamente mais uma perseguição, aos suspeitos. Diante deste fato a guarnição solicitou apoio ao 12° batalhão via radio.
A perseguição aos suspeitos, que deu início no Nova Esperança ainda passou pelos bairros, Planalto, São José, Linhares 5, finalizando no Boa vista.
Durante a fuga o automóvel em que estavam os elementos colidiu com um veiculo S10, de cor branca, mas, mesmo após a colisão os meliantes conseguiram dá prosseguimento a fuga tomando sentido ignorado. Aproximadamente cinco minutos após a colisão o veículo em que os indivíduos fugiram foi encontrado na Rua Raimundo Costa Pinheiro, no bairro Boa Vista, abandonado no meio da via, totalmente aberto e com vários populares ao redor. Os militares através de denúncia anônima foram informados que dois indivíduos abandonaram o veiculo e saíram correndo e que um dos envolvidos estava de posse de uma arma de fogo.
Policiais abordo, da viatura 4892, compareceram ao local aonde o veiculo estava abandonado e realizaram buscas na região mas os meliantes, não formam encontrados.
Outra guarnição da PM foi até ao Hospital Geral de Linhares (HGL), onde a vítima da tentativa de homicídio foi levada, após ter sido socorrida por populares. Em conversa com os policiais o jovem informou que não conhece o autor dos disparos e nem a motivação. Ele foi alvejado por quatro disparos de arma de fogo, que atingiram, ombro, nádega esquerda, panturrilha esquerda e um na cabeça, na parte da nuca. O quadro clínico até o momento em que foi confeccionada a ocorrência era estável.
A viatura trânsito da PM atendeu a ocorrência da colisão, que ocorreu durante a perseguição aos suspeitos, confeccionada o boletim de atendimento de ocorrência a condutora do veiculo S10 atingido pelo veiculo que estava em fuga.
O veículo Sienna, onde estavam os suspeitos, foi recolhido ao pátio do DETRAN, no local, onde o carro foi recolhido compareceram dois homens informando que o veículo era alugado e era conduzido por um deles quando foi furtado horas antes no bairro Interlagos, diante dessa informação os policiais orientaram as vítimas do furto a comparecerem na 16° Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares para mais esclarecimentos e confecção do boletim de furto do veiculo.
De acordo com levantamento realizado pela PM no Sistema da Polícia, o jovem que sofreu a tentativa de homicídio possui passagens por tráfico de drogas e homicídio.