Uma tartaruga-gigante, conhecida também como tartaruga-de-couro, foi avistada na praia de Regência, balneário de Linhares. O registro foi realizado no primeiro dia de campo do Projeto Chelonia mydas, do Instituto Marcos Daniel, e celebra o início da campanha de monitoramento na área reprodutiva. A temporada de reprodução das tartarugas marinhas na costa do Espírito Santo se estende de setembro a janeiro.
A tartaruga, com 1,5 metro de carapaça, apresentava marcas metálicas de identificação aplicadas pela Fundação Projeto Tamar, indicando que já havia desovado na região anteriormente. Segundo a Dra. Camila Miguel, coordenadora do Projeto Chelonia mydas, o animal apresentava boas condições físicas, com significativa reserva de gordura corporal, sugerindo que estava em sua primeira ou segunda desova desta temporada.
A tartaruga foi observada em pleno processo de desova: saiu do mar, cavou o ninho, depositou os ovos, cobriu-os cuidadosamente e retornou para o oceano. A desova na costa capixaba é de grande importância para a preservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção no Brasil. O Espírito Santo é o único estado com desovas regulares da tartaruga-de-couro, reforçando a necessidade de ações de conservação e engajamento comunitário.
O Projeto Chelonia mydas monitora a saúde das populações de tartarugas marinhas nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (Mariana, MG) como parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA) que é executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com Fundação Renova.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.