O Sustentabilidade Capixaba se consolida como o grande encontro ambiental do Espírito Santo. Com uma programação que abarca palestras com grandes nomes da defesa do meio ambiente, painéis com discussões pertinentes às cidades e ao Estado, feira verde e sustentável, cinema para estudantes e oficinas de desenhos e ecobagas, o evento acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, no Conceição Hall, em Linhares, de forma híbrida, ou seja, com participação presencial e on-line.
CLIQUE AQUI E FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO GRATUITA
Ao fim do seminário, serão emitidos certificados de participação para os inscritos pela internet e também presenciais.
Entre os nomes que falarão ao público está o do ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho. Nascido em Jerônimo Monteiro, Carvalho foi ministro do Meio Ambiente do Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso e representou o Brasil em eventos globais sobre sustentabilidade.
O currículo é extenso: Carvalho foi chefe da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 10, realizada em Joanesburgo, em 2002, e presidiu o Fórum de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe. Teve ativa participação nas Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas e Conservação da Diversidade Biológica, no Comitê de Florestas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e nas reuniões anuais da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT).
Na programação, outros grandes nomes de destaque no cenário ecológico, como o climatologista Carlos Nobre, considerado um dos mais renomados meteorologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Natural de São Paulo, graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1974, e no ano seguinte começou a trabalhar em Manaus no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Fez um doutorado em Meteorologia no Massachusetts Institute of Technology.
Henrique Lobo, é outro destaque do seminário, que abordará o tema mudanças climáticas e suas interferências nas bacias hidrográficas. Diretor do Instituto Terra, Lobo é engenheiro agrônomo, sanitário e ambiental, formado pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Católica de Minas Gerais, Henrique Lobo é membro do Comitê do Rio Doce e do Comitê Rio Santa Maria da Vitória. Foi membro Conselho da Biosfera da Mata Atlântica e do Conselho do Fundo Nacional de Meio Ambiente, Presidente do Codema de Governador Valadares, Gerente de Meio Ambiente da Fundação Serviços de Educação e Cultura de Governador Valadares, Professor da Engenharia Civil da Univale em Governador Valadares, além de ter participação Técnica no Projeto França – Brasil do Rio Doce.
Outra palestra imperdível é com Diane Rangel, com o tema desafio da sustentabilidade frente ao desenvolvimento e emprego. Diane já presidiu o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, foi subsecretária de Estado de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, foi secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, gestora do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo. presidiu o Conselho Estadual de Meio Ambiente e do de Recursos Hídricos, coordenou a elaboração da Política Estadual de Qualidade do Ar e sua implementação, coordenou a elaboração da Lei de Fauna, coordenou a revisão do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental, coordenou a operacionalização do Programa Reflorestar (pagamento por serviços ambientais) entre muitas outras atividades.
Confira a programação completa do Sustentabilidade Capixaba:
*com informação de – Conexão Safra/ por Fernanda Zandonadi