O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, declarou que o estado pode ter 300 mortes por Covid-19 nos próximos nove dias.
A publicação feita por ele em uma rede social nesta quarta-feira (3) informa que o quadro de saúde de 70% dos pacientes internados com ventilação mecânica evolui para óbito.
De acordo com a última atualização do Painel Covid-19, feita na tarde desta quarta, o Espírito Santo registrou 698 mortes pelo novo coronavírus e 16.121 casos foram confirmados.
Em três dias, o estado registrou 94 novas mortes pela doença. No domingo (31), o Painel mostrava 604 óbitos.
Segundo a publicação do secretário, o estado tinha 529 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na terça (2), nas redes pública e privada. Desses, o secretário informou que 60% usam ventilação mecânica e que 65% a 70% vão evoluir para óbito.
O secretário ainda completa dizendo que o tempo de permanência em UTI é de sete a nove dias. Fazendo uma relação entre o número de pacientes internados e o período de internação deles, Fernandes informa que o estado terá entre 22 a 33 óbitos por dia.
O secretário explicou ainda que a cada 20 pacientes internados na enfermaria por Covid-19, um evolui para ventilação mecânica por dia.
Para evitar um pior cenário, o secretário diz que não é possível vencer a pandemia em leitos de UTI, mas com distanciamento social e medidas econômicas que sustentem a população vulnerável e a economia.
Receba notícias diretamente em seu WhatsApp. Acesse: https://bit.ly/2CFYq02
Fonte – G1