A secretária Municipal de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, e a coordenadora Municipal do Pacto Pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), Agda Lopes da Silva Almeida, participaram do lançamento do Edital 2023 do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes), do Programa Estadual de Transporte Escolar, e do Prêmio Professor Alfabetizador, que aconteceu nesta terça-feira (11/4). O evento, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Estado, Renato Casagrande.
Maria da Penha explicou que os editais foram lançados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), nesta terça-feira (11), e destinará R$ 100 milhões para os municípios melhorarem suas redes físicas, além da Chamada Pública para o Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE) que prevê o repasse de R$ 50 milhões a 76 municípios. Serão beneficiados em média 61 mil estudantes das redes estadual e municipal.
“Agora a Secretaria de Educação vai apresentar sua proposta de trabalho para avaliação do Governo do Estado, para que parte desses recursos cheguem ao nosso município para investimentos no setor de Educação. O prêmio Professor Alfabetizador vai destacar as melhores práticas de alfabetização na idade certa em todo o Estado, o que é algo novo para nós, e estamos engajados nesse projeto”, pontuou a secretária.
Também estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, o coordenador do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Saulo Andreon, que faz a interface com os municípios, prefeitos e secretários municipais do Espírito Santo.
A cerimônia marca mais um projeto socioeducativo na gestão de Renato Casagrande, que visa proporcionar melhorias nas redes de ensino estadual e municipal, assim como, ampliar o alcance dos estudantes por meio de programas de incentivo à educação. A proposta ainda está sendo avaliada pelo Governo do Estado e em caso de aprovação, uma parte dos recursos será direcionada ao município de Linhares.
Fonte – Secom/PML