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Sebrae/ES dá 7 dicas para o sucesso do negócio no Halloween

No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween ou, como é mais conhecido, o Dia das Bruxas. A data de origem celta é muito celebrada em países do Hemisfério Norte. No Brasil, o dia é uma inspiração para os pequenos negócios que aproveitam a oportunidade para inovar, empreender e também gerar negócios, ampliando vendas e melhorando os resultados do negócio. A empreendedora Danielle Bittencourt, por exemplo, vai aproveitar a data para oferecer caixas temáticas para presente.

“Acredito que o Halloween seja uma boa oportunidade de reconstrução do brincar, um pouco mais independente de brinquedos ou telas. Uma excelente oportunidade de favorecer o vínculo, aguçar a criatividade e, além de tudo, nós adultos reavivarmos nossa criança interior. Queremos refletir a leveza do momento com esse tipo de box, seja por meio de fantasias ou ‘travessuras’”, destaca a empreendedora.

Com a pandemia da Covid-19, toda data comemorativa pode significar um crescimento no volume de vendas, mas para isso o empresário também precisa se valer da criatividade. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) traz sete dicas para que o empreendedor capixaba consiga lucrar com a data.

  1. Entre no clima

Parte da sociedade já retomou suas atividades, o que inclui a ida às compras em shoppings, centros comerciais e lojas de rua. Independente de qual o tamanho ou área do seu negócio, você pode aderir ao espírito do Dia das Bruxas. Enfeitar o estabelecimento é uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes. Mas fique atento: mesmo em clima de Hallowen, é preciso seguir as orientações para evitar a contaminação pela Covid-19. Seguir as medidas de proteção e prevenção também é atrativo para os clientes!

  1. Use as redes sociais ao seu favor

As mídias digitais têm sido grandes aliadas dos empreendedores. O seu uso cresceu 30% desde o início da pandemia e é uma alternativa de divulgação dos produtos e de compra virtual, para quem ainda não se sente seguro para sair de casa. Mas não basta apenas criar uma conta nas redes sociais, é necessário conhecer o seu público e estar atento em alimentar as páginas com conteúdo, trabalhando a divulgação dos produtos, oferecendo promoções, apresentando novidades, informando sobre os protocolos de saúde já adotados em seu estabelecimento, bem como na venda direta, etc. O Sebrae oferece diversas oportunidades de capacitação para o empresário aprender a se relacionar com seu público pela internet. Saiba mais na Loja Sebrae/ES (loja.sebraees.com.br).

  1. Seja criativo!

Associar seus produtos à data é uma possibilidade para trabalhar o Dia das Bruxas. Você pode criar combos temáticos, inserir personagens e histórias aos seus produtos. Caso não consiga trabalhar a data em seus produtos, pode usar as redes sociais para oferecer dicas de atividades relacionadas ao Halloween, como filmes de terror e suspense, por exemplo. A geração de conteúdos interessantes e inovadores nas mídias sociais cria uma conexão e fortalece o relacionamento dos clientes com o seu negócio.

  1. Regionalize o Halloween!

Poucos sabem, mas no dia 31 de outubro também é celebrado o dia do Saci Pererê, icônico personagem do folclore brasileiro. A data foi oficializada em 2003, como forma de preservar os valores da cultura brasileira. E que tal se apropriar desses e de tantos outros personagens folclóricos que compõem o imaginário infantil para alavancar as vendas?

  1. Promoções, prêmios e descontos

Compre um produto e ganhe outro personalizado para o Halloween. Este é um exemplo de uma promoção que pode atrair clientes interessados em seus produtos. Prêmios são outra tática, especialmente para quem gosta de testar a sorte. Abuse dos sorteios e jogos. Sempre funciona! E não se esqueça dos descontos. Mas sempre avalie se seu orçamento não será afetado com essas promoções, prêmios e descontos. Não se tira o chapéu da cabeça de uma bruxa para cobrir a cabeça de outra!

  1. Invista no delivery, caso haja caixa para isso!

Você pode organizar o seu negócio para realizar entregas na casa dos clientes. Você mesmo pode assumir a função do entregador caso não tenha funcionários, ou contratar serviços de entrega, desde que eles realmente caibam no seu orçamento.

  1. Siga as orientações para evitar o contágio pela Covid-19

Ofereça álcool em gel aos clientes e avise que o uso de máscara é obrigatório (isso vale também para você e seus colaboradores). Coloque no chão marcas que mostram o ponto correto que cada cliente deve ficar para manter o distanciamento, caso haja filas, e evite aglomerações. Existem clientes que vão priorizar estar em lojas que estão preocupadas com a prevenção ao novo coronavírus. Quem não trabalha com negócio físico também deve seguir as orientações, caso algum funcionário entre em contato com o público pessoalmente. Além de proteger a todos, você também pode evitar ter seu estabelecimento multado ou, até, fechado por não seguir as medidas sanitárias recomendadas. Conheça os protocolos disponíveis no link http://bit.ly/Protocolos-Prevenção-Covid-19.

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