A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, segue vacinando cães e gatos contra raiva no interior de Linhares.
Esta semana, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, os agentes da UVZ estarão em Degredo, Lagoa Bonita, Canto Grande, fazendas da região do Pontal do Ipiranga e na região de Rio das Palmas.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas que estejam amamentando ou gestantes devem ser vacinadas. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados.
A previsão é vacinar 15 mil animais, entre cães e gatos, na zona rural. O Dia D de vacinação nos bairros de Linhares vai acontecer em setembro.
Vacina o ano todo
Vale ressaltar que a imunização é gratuita e aplicada durante todo o ano na UVZ, que fica localizada na Avenida Wilson Durão, 955, no bairro Três Barras, sempre de segunda a quinta-feira, das 8 às 16 horas.
Prevenção
A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a doença e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano, e, por isso, os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.
A vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção contra a raiva que pode acometer esses animais. Ao vaciná-los, evita-se a transmissão da doença aos seres humanos.