Quem nunca pesquisou uma receita caseira para clarear manchas na pele? Ou, viu no Youtube uma blogueira ensinando uma esfoliação, do tipo, “faça você mesma”, na sua casa, e também fez? O fato é que nunca foi tão fácil ter acesso a receitas e produtos para procedimentos estéticos como temos hoje com a internet.
É possível encontrar orientações sobre os mais diversos tratamentos estéticos caseiros. Contudo, é preciso cuidado, muitas dessas receitas compartilhadas na rede oferecem soluções simples e resultados milagrosos, porém, não é bem assim, já que qualquer método pode causar risco à pele.
O alerta é da biomédica, especialista em biomedicina estética, Camila Marsaglia Vieira Merlo. Camila é taxativa: “minha orientação é que não façam em casa, procurem um profissional qualificado, esse profissional saberá executar o procedimento com excelência, minimizando riscos. Também saberá lhe indicar o tratamento que você possa seguir em casa. Afinal, tratamentos devem ser contínuos e passamos muito mais tempo em casa do que na clínica estética”, pondera a biomédica.
A fala da especialista é baseada no que vê com frequência na clínica. Segundo ela é muito comum pacientes procurarem atendimento para tratar lesões causadas por tratamentos sem acompanhamento profissional. “Já recebi paciente com o rosto muito machucado. Ela fez um procedimento para tirar manchas, ela mesmo, fez em casa, e o rosto dela feriu, isso é muito perigoso”, ressalta.
A aposentada Catharina Ferreira da Costa, 89, moradora de Aracruz, é um exemplo. Ela utilizou um creme usado para queda dos pelos das pernas no buço e o produto feriu o seu rosto. Marta Ferreira da Costa, filha da dona Catharina, conta que, como o pelo do buço é mais grosso que o da perna, resolveu deixar mais tempo o produto na pele, o que ocasionou os machucados.
“Ela pediu para eu passar a gilete e eu resolvi usar o produto que uso nos pelos das penas, achei que seria menos doloroso para ela. E como os pelos do buço são mais grossos eu deixei mais tempo que deixo na minha perna, e isso ocasionou uma alergia, ficou vermelho e depois feriu”, conta Marta.
Microagulhamento e esfoliação
Entre os procedimentos mais procurados na internet estão o microagulhamento e as esfoliações. Camila diz que as complicações podem ocorrer, mesmo quando as receitas parecem inofensivas, como no caso das esfoliações, em que são usados produtos como fubá e açúcar.
“Esfoliações caseiras devem ser evitadas. Recebo inclusive, no consultório, muitas pessoas perguntando sobre esfoliação com açúcar ou pó de café. O risco é grande de causar lesões na pele, visto que esses produtos não são preparados para essa finalidade. Os granulosos de açúcar, por exemplo, têm formatos de pequenos cristais com muitas pontas, então ferem a pele e pode evoluir para problemas como manchas e até infecções e inflamações”, salienta.
Sobre o microagulhamento a profissional diz que existem ainda mais riscos, uma vez que o objetivo é causar micro lesões na pele, o que pode acarretar uma contaminação. “A finalidade desse procedimento é causar micro lesões, então os riscos de contaminação, inflamação e infecção são grandes. Pior ainda se a pessoa resolver associar o uso de ácidos, os riscos aumentam para queimaduras de leve a grave.
Facilidade na compra de produtos e equipamentos aumentam os riscos
Da mesma maneira que é muito fácil encontrar receitas para vários tratamentos estéticos na internet, também é muito fácil adquirir produtos e equipamentos para este fim. Camila diz que essa venda, sem nenhum controle, aumenta os riscos de problemas causados pelo uso inadequado dos mesmos.
“Qualquer um compra equipamentos e produtos de estética na internet, e isso é um risco muito grande. Equipamentos estéticos devem ser manuseados apenas por pessoas habilitadas, visto que estudamos muito para isso. Todo procedimento tem contraindicações específicas, cuidados específicos, e preparações específicas que não são entregues junto ao aparelho quando compramos pela internet”, destaca a biomédica.
O uso inadequado desses equipamentos pode causar queimaduras na pele, lesões, infecção, inflamação e piora de alguma patologia já instalada, como por exemplo problemas cardíacos e hepáticos. Quando usados no rosto podem ocasionar piora da acne, melasma e deixar cicatrizes.