De acordo com a PRF, haverá reforço no policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de mortes, feridos e de criminalidade. Entre as ações, estão o uso de radar portátil, para inibir o excesso de velocidade; e do etilômetro, para apuração de motoristas alcoolizados no volante. Durante as abordagens da PRF irá utilizar o bafómetro passivo, que é um novo aparelho que vai identificar a presença de álcool no ar, os chamados, ‘bafômetros passivos’. De acordo com informações passadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o novo aparelho vai acusar a presença de álcool a uma distância de 20 a 30 centímetros sem precisar soprar o etilômetro, o aparelho que os motoristas sopram para ver se ingeriram alguma bebida alcoólica.
Na blitz, policial aproxima do carro e coloca o aparelho a uma distância de 20 a 30 centímetros do motorista, que não precisa soprar. O etilômetro passivo capta a presença de álcool no ar.
A PRF reforça que, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, é infração gravíssima, punida com suspensão do direito de dirigir por doze meses e multa de R$2.934,70. Em caso de reincidência, a multa passa para R$5.869,40. A mesma multa é aplicada ao condutor que se nega a se submeter aos testes.
O condutor também pode ser preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, conforme previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esta situação ocorre quando a medição do etilômetro indica 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
Orientações da PRF:
– Faça uma revisão atenta no veículo antes de viajar: verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;
– Planeje a viagem: lembre-se de programar paradas em locais adequados para abastecimento, alimentação e descanso;
– Mantenha a atenção na rodovia: respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;
– Mantenha sempre os faróis ligados para que seu veículo fique mais visível aos demais condutores;
– Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento: isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;
– Aumente a distância do veículo à frente e diminua a velocidade.
Fonte – Diário de noticia e Norte Noticia