A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um comunicado para alertar a população sobre as diversas tentativas de golpe envolvendo falsas multas de trânsito. Segundo o órgão, os motoristas devem ficar ainda mais atentos nesta época do ano – é justamente entre dezembro e fevereiro que as autoridades registram mais infrações.
Os criminosos costumam enviar e-mails ou mensagens de texto para os alvos. Em nota, a PRF explicou que não envia as notificações de infração desta forma. Além disso, a entidade pediu para os condutores não clicarem em links suspeitos.
“A PRF reforça que não envia notificações de multas por e-mail. As autuações verdadeiras são comunicadas pelos Correios, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou publicadas no Diário Oficial da União. Caso receba esse tipo de e-mail, a orientação é não clicar em links nem escanear QR Codes”, diz o texto.
Por fim, o órgão explicou como o motorista deve consultar a sua situação. “A consulta oficial de infrações deve ser feita no site da PRF, no campo ‘Nada Consta’, ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica”, arrematou.
ATENÇÃO
A PRF reforça que é preciso verificar qualquer comunicação suspeita diretamente nos canais oficiais da corporação. Em caso de dúvidas, os motoristas devem entrar em contato com a PRF ou com o Detran para confirmar a veracidade das notificações recebidas.
A atenção e a cautela são fundamentais para evitar cair nesses golpes e garantir a segurança dos dados pessoais e financeiros.
ANÚNCIO