Após Linhares, assim como outras cidades, ficar dois anos sem as festas de Natal, Réveillon, verão, carnaval entre outras, devido a pandemia do coronavirus, a prefeitura do município criou na terça-feira (19/10), a Comissão Especial de Eventos Festivos na Cidade de Linhares. Não custa lembrar que todos os eventos anunciados pela prefeitura, a maioria dos recursos para realiza-los são dinheiro público.
A prefeitura em seu site oficial postou a criação da comissão para a realização dos eventos. Veja:
“O prefeito de Linhares Guerino Zanon e o vice-prefeito Bruno Marianelli instalaram, na tarde desta terça-feira (19), Comissão Especial de Eventos Festivos na Cidade de Linhares nos anos de 2021 e 2022, formada por diversas secretarias do município.
O grupo ficará responsável por deliberações e ações administrativas relacionadas ao Natal, Réveillon, Verão e Carnaval nos próximos dois anos. A realização dos eventos dependerá do parecer das autoridades sanitárias. O objetivo é garantir o cumprimento de prazos, a articulação externa e todas as demandas pertinentes ao ciclo que compreende os eventos.
“Vai ser uma comissão constituída pelas secretarias do município que têm atuação direta na construção e na realização dos eventos relacionados no Decreto, para que todos os processos burocráticos e administrativos sejam iniciados, garantindo que Linhares estará apto a realizá-los. Lembrando que a decisão da realização ou não dos eventos será baseada em diversos vários fatores, como a taxa de transmissibilidade da doença na época de cada evento”, disse o prefeito Guerino Zanon.
Os eventos previstos no Decreto só ocorrerão caso mais de 70% (setenta por cento) da população adulta do Município de Linhares já tenha sido completamente imunizada com as duas doses contra a Covid-19, e desde que autorizados pela secretaria municipal da Saúde.
O vice-prefeito Bruno Marianelli explicou que a preparação é necessária para que a cidade esteja pronta para os eventos, caso sejam liberados. “Nosso papel é deixar Linhares apta e preparada para ter todos estes eventos dentro da segurança sanitária que o momento requer. Mais uma vez, a decisão final será das autoridades sanitárias. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde e vários de seus departamentos fazem parte da comissão. A partir de hoje, os trabalhos se iniciam, toda parte estrutural e organizacional”, completou o vice-prefeito Bruno Marianelli.
Formada por titulares de diversas secretarias e órgãos envolvidos no evento, a comissão vai iniciar, de forma imediata, uma ação integrada, incluindo o acompanhamento das atualizações de protocolos sanitários vigentes.
A Comissão será coordenada pela secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e composta ainda pelas secretarias municipais de Saúde, de Segurança Pública e Defesa Social, além das diretorias de Cultura, Turismo, Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, Vigilância Sanitária e Controle de Endemias e Comunicação Social”.