A Polícia Civil do Espírito Santo realizou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Desconectado, que visa desarticular o núcleo de uma organização criminosa digital dedicada à prática de tortura contra animais, produção e difusão de pornografia infantojuvenil, apologia ao nazismo e induzimento à automutilação e ao suicídio. Um adolescente de 16 anos foi preso no município da Serra.
“As investigações apuram a prática de atos infracionais cometidos em plataformas digitais, especialmente no aplicativo Discord, com vítimas em diversas unidades da federação. Segundo apurado, os envolvidos utilizavam ambientes virtuais para incentivar e transmitir condutas violentas, incluindo maus-tratos e tortura contra animais, além de estimular a automutilação, sobretudo entre crianças e adolescentes“, disse a Polícia Civil, em nota.
Durante as buscas realizadas na casa do suspeito, foram apreendidos computadores, aparelhos celulares e dispositivo de armazenamento de dados, que serão levados à perícia técnica para o aprofundamento das investigações, além da identificação de outros possíveis envolvidos.
📲 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Teatro de horror
O delegado Tarsis Gandim alegou que as investigações revelaram um cenário descrito nos autos como um “teatro do horror”. O grupo utilizava plataformas de comunicação como o Discord e o Telegram, com o intuito de transmitir ao vivo sessões de sadismo.
Ainda segundo o delegado, a organização usava a crueldade dos animais para entreter os espectadores. Os envolvidos, sob o comando do adolescentes preso, realizavam chamadas de vídeo e matavam animais domésticos, enquanto a audiência incentivava os atos.
A suposta organização criminosa atuava na distribuição massiva de material de abuso sexual infantil (Child Sexual Abuse Material) e usava esses conteúdos, bem como ameaças de vazamento de dados (doxing), com o intuito de ameaçar outras vítimas, sendo a maioria crianças e adolescentes.
Elas se submetiam a rituais de degradação física e psicológica transmitidos ao vivo.
📢 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Operação Urgente
A operação foi realizada com urgência após a descoberta, por meio da inteligência policial, de que o líder do grupo buscava reativar o jogo Baleia Azul, uma sequência de 50 desafios que resulta no suicídio da vítima.
O caso está sob segredo de justiça. Devido ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Polícia Civil não divulgou informações que possam levar à identificação do adolescente.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

