A prefeitura de Linhares realiza até o dia 29 de outubro (terça-feira), a chamada “pesquisa de participação para o Orçamento Participativo de 2020”. Os moradores de Linhares podem fazer sugestões para o Orçamento Participativo de 2020, através da plataforma on-line http://orcamento.linhares.es.gov.br
No site, os moradores podem opinar sobre a aplicação de recursos financeiros em seis eixos temáticos: Saúde, Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.
Porém, algumas questões do eixo de educação, referentes à Faculdade Faceli, gerou polêmica na internet e em grupos de WhatsApp. O Questionário se inicia com as seguintes questões:
1 – Você é a favor de que a Faceli tenha seu quadro de alunos preenchido exclusivamente por pessoas que residem no município de Linhares?
2 – Caso a Faceli continue atendendo os estudantes de outros municípios, você é favorável à cobrança de mensalidades desses alunos?
Após a publicação do questionário, alguns alunos de Escolas Públicas de Linhares, Lideranças Políticas, Professores e Grêmios Estudantis saíram em defesa da não procedência dessas perguntas que foram apresentadas pela Prefeitura no questionário do Orçamento Participativo. Para eles, essas questões podem gerar confusão na sociedade, levando os munícipes a cogitarem a privatização parcial do Ensino Superior de Linhares, além de tirar o direito de acesso de todos à educação pública.
veja o que os internautas disseram no Twitter:
Demandamos a Prefeitura de Linhares, com as seguintes perguntas:
Qual período o questionário do orçamento participativo estará disponível para os cidadãos poderem participar?
A participação é exclusivamente via questionário on-line?
Quantos estudantes estão matriculados atualmente na Faceli?
Quantos estudantes residem em outros municípios?
A Fundação Faceli oferece algum auxílio aos estudantes que não residem em Linhares?
Qual o orçamento anual da Faceli?
Do montante que é repassado à Fundação pela Prefeitura, existe alguma devolução?
Qual valor é devolvido aos cofres públicos anualmente pela Faceli?
Em Nota a Prefeitura não respondeu a todos os nossos questionamentos, apenas reproduziu a pauta que foi divulgada para todos os veículos de comunicação.
Vale ressaltar que nem todos os cidadãos linharenses possuem acesso a um computador com internet, ou possuem a expertise para responder o questionário on-line por meio de um smartphone, principalmente o público de meia idade, que por sinal tem um numero bastante significativo no município. Isso faz com que nem todos tenham a oportunidade participar do “Orçamento Participativo”.