Ícone do site Norte Notícia

Polêmica nas redes: dinheiro com carimbo “Lula Livre” vale ou dá cadeia?

Um vídeo que viralizou na internet nos últimos dias trouxe uma discussão que está movimentando as redes sociais. As imagens mostram simpatizantes de Ex Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o último dia 07 de abril – carimbando cédulas de dinheiro com o rosto do ex-presidente e a frase-símbolo “Lula Livre”.

A partir daí, duas correntes se formaram: parte dos internautas procuram os “carimbadores” para participar do ato em prol de Lula, enquanto outros espalham a notícia de que a ação é criminosa e que o dinheiro com a estampa não será aceito pela rede bancária.

De acordo com o advogado Rodrigo Lima, apesar de o ato de rasurar, rasgar ou estragar cédulas ou moedas de dinheiro ser criminoso, utilizar o dinheiro danificado não é crime. “Não há como provar que a pessoa que está utilizando o dinheiro seja a autora da infração”.

Quanto ao recebimento do dinheiro avariado, o Banco Central do Brasil informou que “cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. As notas descaracterizadas serão recolhidas ao Banco Central, para destruição”.

No entanto, o BCB diz que incentiva a preservação das cédulas, já que sua fabricação gera custos para o País e sua reposição os elevarão ainda mais.

 

 

 

 

ANÚNCIO

 

 

Fonte – Eshoje

Sair da versão mobile