Ícone do site Norte Notícia

Podemos abre procedimento para expulsão de Senadora Capixaba

Em resposta aos filiados e parlamentares do partido, o Podemos Nacional decidiu suspender a filiação da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) por apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a reeleição do atual presidente do senado, David Alcolumbre (DEM-AL). A suspensão tem prazo de 60 dias, até o término do processo instaurado.

A decisão pela abertura do processo foi tomada no último sábado dia (05/09). Na quinta-feira (03/09) o Partido se manifestou através de nota.

Confira a íntegra da nota oficial do Partido enviado à imprensa:

 

“Nota do Podemos sobre a REELEIÇÃO para as Mesas do Congresso

Contra a tendência demasiado humana de apego ao poder foram erigidas as instituições republicanas, que sempre tiveram entre seus elementos principais a alternância nos cargos políticos. Trata-se de corolário da ideia de que o poder não é propriedade de determinadas pessoas ou grupos.

Já que a praxe considera nova eleição aquela feita de uma legislatura para a outra, a tentativa de reeleição para as Mesas das Casas do Legislativo abre a temerária possibilidade de perpetuidade nos cargos de direção.

Por bons e grandes que sejam os dirigentes, melhor é a República, maior é o Congresso. Ainda que se reconheçam seus méritos e conquistas, a reeleição indefinida apequena as Casas do Congresso como instituições e desvaloriza os seus membros, como se não fossem todos pares, e não houvesse capazes e preparados para a direção das Casas.

ANÚNCIO

A alteração das regras do jogo, assim como sua casuística reinterpretação para o favorecimento de quem está no poder, é medida que se dissocia do espírito republicano que deve nortear a nossa política. Com medidas como essas, não podemos concordar.”

 

Brasília/DF, 03 de setembro de 2020

 

Deputada Federal Renata Abreu – presidente nacional do Podemos

Senador Alvaro Dias – líder do Podemos no Senado

Sair da versão mobile