Moradores de Linhares ficaram assustados e revoltados com a cena que viram no Rio Pequeno, na manhã deste sábado, (22/06). Peixes agonizando, indo até a superfície da água em busca de oxigênio para respirar.
No local havia um barco da Fundação fazendo a transferência dos peixes para outro local.
A Fundação Renova faz uma intervenção no local, deste o ultimo dia 12, instalando ensecadeiras para facilitar a execução de obras a seco no interior do canal.
Nossa reportagem buscou junto a renova uma resposta para a situação encontrada no rio na manhã deste sábado. A fundação se posicionou através de nota. Veja a mesma na integra.
Nota
A Fundação Renova esclarece que, seguindo as recomendações do Ministério Público do Espírito Santo, realiza intervenções para o rebaixamento do canal do rio Pequeno. Como parte da obra, que teve início no dia 12 de junho, ensecadeiras foram instaladas no canal. As ensecadeiras são estruturas provisórias para facilitar a execução de obras a seco no interior do canal.
Para minimizar os impactos à fauna aquática da região, todo processo é acompanhado por uma equipe especializada em resgate, que monitora a região represada e transporta os peixes para locais adequados do rio, que não ofereçam risco à integridade dos animais. Todas as intervenções foram previamente comunicadas e autorizadas pelos órgãos competentes, como a Secretaria de Meio Ambiente.
Essa é a primeira etapa das obras. A segunda fase consiste no reforço da estrutura do barramento.