A falta de vigilantes na praça do bairro Araçá, em Linhares, vem causando prejuízos aos cofres públicos da cidade. Conforme a própria Prefeitura, essa é a terceira vez, somente este ano, que os brinquedos irão passar por manutenção.
Acontece que o município já há muito tempo parou de manter guardas nas praças para fazer a guarnição, e com isso o número de vandalismo ao patrimônio público vem crescendo a cada dia.
Em outra situação de vandalismo, semelhante a esta, o Norte Notícia procurou saber do município se existe uma escala para os vigilantes atuarem nas praças, e a resposta foi que a Guarda Civil Municipal faz rondas periódicas nestes locais. Ou seja, não existem mais vigilantes nas praças do município.
No site oficial da Prefeitura e em relasse enviado para os veículos de comunicação do município, o setor de comunicação confirma os atos de vandalismo.
“Somente neste ano de 2021, os brinquedos do parque infantil instalados na praça do bairro Araçá passaram por manutenção três vezes. O motivo: atos de vandalismo e mau uso por parte dos equipamentos no espaço de lazer e recreação. Em muitos casos, ao invés de crianças, os adolescentes usam os brinquedos.
Desta vez, os balanços e uma gangorra precisaram ser retirados para manutenção. A previsão é que eles sejam devolvidos ao espaço na próxima semana. A secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer já recuperou os brinquedos por duas vezes pelos mesmos motivos: mau uso ou atos de vandalismo.
O Município solicita que os atos de vandalismo sejam denunciados nos telefones 153, da Guarda Civil Municipal ou o 190, da Polícia Militar. As denúncias podem ser anônimas”.