Ícone do site Norte Notícia

Parceria entre Sebrae/ES e CDL Aracruz atrai mais de 60 lojistas para consultorias online gratuitas

Diante da crise sem precedentes que aflige micro e pequenos empreendedores em todo o Estado, o Sebrae/ES tem buscado parcerias para fazer com que a ajuda chegue a mais negócios. No interior, uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracruz tem mostrado resultados expressivos. Por lá, mais de 60 lojistas já estão buscando as consultorias online oferecidas de forma gratuita pelo Sebrae/ES.

A gerente da Unidade Regional Central do Sebrae, Carla Bortolozzo Bassetti, revela que o alto índice de respostas de empresários interessados nas consultorias surpreendeu. “Apresentamos à CDL de Aracruz as opções de apoio do Sebrae disponíveis na plataforma Por Onde Começar [http://sebrae-porondecomecar.com.br], além de ações no município. Elaboramos ainda um planejamento em conjunto, que identificou a preparação para vender em delivery como um dos temas mais necessários. Em pouco tempo, mais de 60 empresas se mostraram interessadas”. Disponibilizadas em abril para todo o Espírito Santo, cerca de 556 consultorias já foram finalizadas ou estão andamento. O número aumenta diariamente.

Carla ressalta que a Regional Central, que engloba as unidades do Sebrae/ES nas cidades de Colatina, Linhares e Aracruz, já abordou 180 empresas no total. Gradativamente, os analistas de atendimento do Sebrae/ES estão fazendo contato com cada um dos interessados para orientar sobre as consultorias disponíveis e como participar. “Já direcionamos alguns pequenos negócios para o grupo de identidade visual e planejamento da presença digital”, afirma Carla.

O representante da diretoria da CDL Aracruz, José Luiz Kirmse, diz que a adesão foi imediata. “Ficamos 32 dias com comércios fechados e as lojas tiveram que se reinventar. Quando o Sebrae nos ofereceu as consultorias comunicamos todos os lojistas e eles responderam muito rápido. Veio a calhar que o Sebrae nos agraciou também com a gratuidade, já que consultorias que eram pagas ficaram agora acessíveis”, comemora.

Em João Neiva, o presidente da CDL, Carlos Roberto Cometti, divulgou as consultorias gratuitas para um grupo de 70 pessoas. “Todas receberam muito bem. Agora vão começar os contatos com os interessados”. Cometti, que tem uma loja de acessórios e bijuterias, buscou uma consultoria para inserir seu negócio nas vendas por delivery. “Eu já tinha vontade de entrar na área do e-commerce. Agora tenho a chance de conseguir sem pagar nada, com a consultoria do Sebrae. Já passei por uma avaliação e uma empresa de comunicação está me auxiliando. Os posts elaborados pela empresa estão nos permitindo fazer vendas nas redes sociais”, revela.

Inovar é preciso

ANÚNCIO

As consultorias gratuitas podem ser escolhidas pelos empreendedores conforme suas necessidades. É preciso ter CNPJ para usufruir do serviço. Os interessados devem acessar a plataforma Por Onde Começar (sebrae-porondecomecar.com.br). Para aqueles que buscam inovar em seus negócios, uma cartela de consultorias do Sebraetec está disponível.

As soluções para os pequenos negócios incluem artes para divulgação via Whatsapp, para padronização no Facebook e criação de cardápio virtual. De forma direta e rápida o Sebrae/ES vai auxiliar o empreendedor que não sabe como criar layouts a expandir a divulgação do seu negócio no meio digital, tarefa essencial neste momento de crise, que pede mudanças urgentes na forma de oferecer produtos e serviços.

Nesse momento de crise para o setor, o Sebrae está empenhado em continuar ajudando os pequenos negócios para minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus. Foi intensificada a abordagem de atendimento remoto e criada a plataforma de apoio do portal “Por Onde Começar” (http://sebrae-porondecomecar.com.br). A plataforma tem como objetivo apoiar empresários de micro e pequenas empresas e toda a sociedade a enfrentar este momento com união e soluções: conteúdo, cursos e soluções gratuitamente.

Ao acessar o portal, o empreendedor tem a sua disposição os canais de interação Fale com o Sebrae, que funciona das 8h às 18h; e seu novo Whatsapp Business, que pode ser acessado via https://tinyurl.com/zapsebrae , das 8h às 18h. Na plataforma o empreendedor também encontra cursos gratuitos de EAD e vídeos com dicas práticas para enfrentar as situações de crise.

 

Sair da versão mobile