A previsão do tempo é um mecanismo cientifico que não serve apenas para dizer as pessoas quando elas precisam pôr um guarda-chuvas na bolsa. A cidade de Linhares registra mais uma vez diversos pontos de alagamentos. As fortes chuvas deste sábado (18/12) tiveram início por volta das 13h, e em apenas 1h os volumes de chuvas fizeram com que mais uma vez, diversos pontos da cidade registrassem alagamentos.
Há anos a cidade de Linhares sofre com esses problemas, mas ao que parece, as ações da prefeitura para prover soluções de forma antecipada não estão sendo eficientes, na verdade, para a sociedade ainda sobra a dúvida sobre: o que de fato o município faz, para se adiantar diante das eminentes chuvas que todos os anos geram transtornos aos moradores?
Nas redes sociais os internautas publicaram diversos registros de alagamentos em ruas e calçadas, vídeos de carros sendo arrastados pela água, e até mesmo quebrando ao tentar passar pelos alagamentos.
É fato que as chuvas são eventos da natureza, e podem ocorrer de forma anormal em alguns momentos, mas existem determinadas épocas em que elas já são esperadas, deixando a população sempre em alerta. Mas como fica o município diante da responsabilidade de promover ações que minimizem os impactos das chuvas? No final do mês de novembro, publicamos uma matéria onde alguns bairros do município ficaram sem água por conta dos problemas que o SAAE enfrentou após fortes chuvas. Nessa mesma ocasião, regiões como Interlagos, Bebedouro e São José tiveram vários pontos de alagamentos.
As chuvas de hoje descortinaram mais uma vez os problemas crônicos do centro da cidade, lateral da BR 101 e bairro Shell, além das regiões do Olaria, e dos conjuntos habitacionais. No bairro Aviso, foi recentemente inaugurado a obra do valão, mas que infelizmente, conforme os relatos dos moradores, não resolveu o problema como foi prometido.
Com isso fica o questionamento, o município com uma previsão de orçamento para esse ano de 2021, de quase 1 Bilhão de reais, sendo R$ 867.717.647,02 (oitocentos e sessenta e sete milhões setecentos e dezessete mil seiscentos e quarenta e sete reais e dois centavos) — FONTE: TRANSPARÊNCIA — não teria recursos suficientes para investir na modernização das redes de drenagem, que são antigas e que com o aumento das fortes chuvas, não estão mais suprindo a demanda do município?
Além da questão de a rede de drenagem ser antiga, o município também tem um crescimento populacional expressivo, o que faz ainda mais necessário à adequação do município para comportar demandas maiores, em relação à rede de água e esgoto, bem como os serviços de macrodrenagem.
Para finalizar nosso raciocínio, uma informação extraoficial dá conta de que o SAAE ostenta sólida situação financeira com boa arrecadação em dinheiro, suficiente para fazer tais obras na rede. Mais, como temos visto nada até agora foi feito. Só para lembrar o SAAE é uma autarquia da Prefeitura de Linhares.