Na manhã desta sexta feira (25/10), um grande aparato de policiais civis e militares, com apoio de cães farejadores e helicóptero, realizou a operação Etiopia, que fez referência a um dos envolvidos que atende pelo apelido de Cafezinho. A operação aconteceu em Linhares e na Serra, Grande Vitória, onde prisões foram realizadas. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e de prisão. Um dos objetivos da operação foi proporcionar maior sensação de segurança à comunidade e uma resposta rápida no que concerne aos crimes de homicídios e tráfico de entorpecentes.
As investigações para desarticular a quadrilha que atuava nos bairros Santa Cruz e Nova Esperança tiveram inicio há três meses.
A “Operação Etiopia” começou às 5 da manhã e terminou por volta das 9h30. A ação contra o crime em Linhares contou com a participação de 51 policiais militares e 10 policiais civis.
O resultado foram 12 pessoas presas, entre elas um menor de idade. Um acusado de participar da quadrilha foi preso no município de Serra, na Grande Vitória.
Após prestarem depoimentos, os acusados serão levados para presídios do Estado. O menor será apresentado à Justiça.
O Leandro Barbosa, chefe da 16° Delegacia Regional de Linhares (DRL), informou que, conforme o conteúdo dos depoimentos, novas operações na região poderão ser desencadeadas.
O Delegado Leandro Barbosa, Chefe da Décima Sexta Regional, afirmou que a operação de hoje, que passou pelos bairros Santa Cruz, Jocafe Um e Jocafe Dois, também tem o objetivo de investigar a prática de lavagem de dinheiro nas práticas delituosas de traficantes presos nesta manhã. “ Diante dos depoimentos colhidos até agora, é possível ver que os presos irão responderão também por crimes de lavagem de dinheiro. A organização criminosa agia pesado naquela região e, através de investigações conseguimos chegar até os acusados”, disse o delegado.
Para o Tenente Coronel Geovanio Silva Ribeiro, Comandante do 12º Batalhão: “A integração e a confiança do Ministério Público e colegas da Polícia Civil com foco no controle da criminalidade é um caminho seguro para a melhora da segurança pública neste Município”.
MATERIAL APREENDIDO
02 armas de fogo (1 revólver calibre .38 e outro calibre .32);
30 pinos de cocaína;
06 pedras de crack;
01 bucha de maconha;
01 celular;
01 notebook
10 detidos (08 homens e 02 mulheres);