Foi publicado no Diário Oficial do dia 01 de julho de 2024 a nomeação da nova secretária de Saúde do município de Linhares. Assume a pasta Francimar Baptista, que era subsecretaria.
A mudança ocorreu após a Polícia Federal (PF) realizar uma operação na manhã do dia (28/06) para investigar a suspeita de um suposto esquema de favorecimento em contratos da pasta, e dois empresários ligados à uma empresa. A pedido da PF, a Justiça determinou o afastamento da secretária, autorizou o bloqueio de seus bens e o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ela.
No mesmo dia da Operação, o município, além de atender a determinação da justiça, em afastar a ex-secretária, o prefeito exonerou Sônia Maria Dalmolim de Souza, em um gesto de compromisso com a transparência na gestão pública.
Na ocasião a prefeitura se manifestou através de nota informando o seguinte:
NOTA OFICIAL
“A Prefeitura de Linhares reforça seu compromisso com seus sistemas de compliance, controle e transparência pública e se coloca à disposição dos órgãos federais para colaborar no que for necessário. E diante da investigação da Operação Editor promovida pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (28), em Linhares, o prefeito Bruno Marianelli decidiu desligar dos quadros funcionais da Prefeitura a secretária municipal de Saúde, Sônia Maria Dalmolim de Souza, até o esclarecimento dos fatos.”