Em mais uma ação do “Maio Amarelo”, a equipe de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou operações em Linhares, nessa quarta-feira (07/05) e quinta-feira (08), para fiscalizar o trânsito na Linha Verde e também veículos de autoescola na área de provas práticas de direção veicular.
A blitz foi realizada na tarde dessa quinta-feira (08/05), em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (Detro) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares, e faz parte das ações do programa Força Pela Vida. Os agentes abordaram 244 veículos na Linha Verde e registraram 75 autos de infração por condutas vedadas pela legislação de trânsito. Doze veículos foram removidos para o pátio por situações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao todo, foram realizados 30 testes de alcoolemia (bafômetro).
As infrações flagradas na operação foram: conduzir com o licenciamento vencido (20); dirigir veículo sem ter habilitação (11); uso de calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais (10); permitir posse e condução do veículo a pessoa sem CNH, PPD ou ACC (08); pilotar moto com a viseira do capacete em desacordo com a regulamentação do Contran (07); dirigir sem utilizar o cinto de segurança (06), com a CNH vencida há mais de 30 dias (06); permitir posse do veículo a condutor com a CNH vencida (03); conduzir motocicleta sem viseira (02); transporte de criança sem as normas de segurança (01) e veículo em mau estado de conservação (01).
Os veículos utilizados pelas autoescolas para as aulas e provas de direção veicular dos alunos, assim como a regularidade dos instrutores de trânsito e dos candidatos em processo de Habilitação, também foram fiscalizados pelos agentes do Detran|ES na tarde de quarta-feira (07) e manhã de quinta-feira (08).
Ao todo, 28 veículos e 25 pessoas, entre instrutores e alunos, foram abordados. Nos dois dias de fiscalização, foram registrados 27 autos de infração de trânsito. Foram flagradas infrações, como instrutor conduzindo veículo sem ter os cursos obrigatórios; conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório; veículo sem equipamento obrigatório; conduzir motocicleta com capacete sem viseira; estacionar o veículo na contramão de direção; e dirigir o veículo com calçado inadequado.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou o reforço da fiscalização em todo o Estado em maio, com foco na conscientização dos condutores e na preservação da vida. “Como parte do ‘Maio Amarelo’, estamos intensificando as ações de fiscalização na Grande Vitória e no interior do Estado, em parceria com outros órgãos de trânsito. Além da fiscalização do trânsito para inibir e punir as condutas perigosas nas vias do Estado, em Linhares também fiscalizamos as autoescolas credenciadas para dar mais segurança no processo de formação dos futuros condutores”, disse Lobato.
De acordo com dados do Observatório Estadual da Segurança Pública/SESP, Linhares é o segundo município com mais mortes no trânsito em 2025, com 24 óbitos registrados.
Fotos – DETRAN-ES
ANÚNCIO
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.