É montagem a foto compartilhada pelo senador Magno Malta (PR) em sua conta oficial no Twitter que mostra Adélio Bispo de Oliveira, preso por dar uma facada no presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), em evento com o ex-presidente Lula (PT).
A foto original, portanto, sem a alteração digital que incluiu e circulou o rosto do agressor, foi feita por Ricardo Stuckert, fotógrafo do Instituto Lula. Chegou a ser usada em matéria republicada pelo Gazeta Online em julho de 2017.
A imagem é do dia 10 de maio de 2017, quando Lula prestou depoimento à Justiça Federal, em Curitiba. Na ocasião, o petista foi acolhido por militantes que o acompanharam.
Publicado às 19h09, o tuíte de Magno Malta recebeu, até as 21h01, cerca de 4 mil curtidas e compartilhamentos. No texto que acompanha a imagem falsa, ele escreveu: “Olha rm que time joga o marginal” (sic) e ainda mencionou o federal e candidata à Câmara dos Deputados, Lauriete Rodrigues (PR).
Por volta das 21h40, o Magno Malta excluiu o tuíte com a informação falsa. A assessoria dele informou que o senador recebeu (a imagem) e não sabia que se tratava de uma montagem. Tão logo ficou sabendo, deletou a publicação. Acrescentou, ainda, que apoia o Gazeta Online “neste trabalho de esclarecer a verdade e denunciar os fakes”.
IMAGEM VERDADEIRA
Fonte – gazetaonline