Ícone do site Norte Notícia

Lucas Scaramussa sofre derrota na Câmara com projeto de baixos salários, para técnicos de enfermagem e veto que negava acesso livre às lagoas

A sessão desta segunda-feira (03/11) na Câmara de Vereadores foi marcada por fortes derrotas políticas para o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa. O gestor teve um projeto de contratação emergencial na área da Saúde, com salários considerados baixos, retirado de pauta, e ainda viu dois vetos importantes serem derrubados — incluindo o que negava à população o direito de acesso gratuito às lagoas do município.

O primeiro embate ocorreu com a derrubada dos vetos do Executivo aos projetos dos vereadores Jaguará da Saúde (PL nº 7153/2025) e Juninho Buguiu (PL nº 7538/2025).

Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes

O projeto de Jaguará cria o programa “Rua Aberta”, permitindo o fechamento da Avenida Genésio Durão aos domingos para atividades de lazer, esporte e cultura. Já a proposta de Juninho Buguiu garante acesso gratuito da população às mais de 70 lagoas de Linhares, medida vetada pelo prefeito e que agora segue para promulgação após ser aprovada pelos parlamentares.

Com a decisão, foi dado o direito da população de usufruir das lagoas sem cobrança, medida considerada uma vitória popular e uma derrota direta para o Executivo municipal.

Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S

A terceira derrota de Scaramussa veio com a retirada de pauta de quatro projetos enviados em regime de urgência, que tratavam da contratação temporária de profissionais da área da Saúde. O ponto mais criticado foi o valor proposto para os técnicos de enfermagem, que, segundo as categorias, mantinham o mesmo salário de 2019, abaixo do piso nacional.

Durante a reunião articulada pela vereadora Pâmela Maia, profissionais da Saúde relataram que tentaram, por quatro vezes, marcar uma conversa com o prefeito Lucas Scaramussa, mas não foram recebidos. Eles afirmaram que buscavam um diálogo para expor as condições de trabalho e discutir a defasagem salarial, mas não obtiveram retorno do Executivo.

Diante da mobilização da categoria e da pressão pública, os vereadores decidiram retirar os projetos de pauta até que haja um novo diálogo entre as partes.

A noite foi considerada uma das mais difíceis da atual gestão, marcada por derrotas sucessivas, críticas da classe da Saúde e desgaste político para o prefeito de Linhares.

 

NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:

* WhatsApp: (27) 9 9527-2726

* E-mail: nortenoticia01@gmail.com

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile