Ícone do site Norte Notícia

Linhares já soma 54 desaparecidos em 2025; Polícia do ES participa de campanha nacional para identificação por DNA

A dor da incerteza tem nome: desaparecimento. E para muitas famílias capixabas, a esperança agora vem da ciência. A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e a Polícia Civil (PCES) estão participando da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, lançada nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Espírito Santo, a campanha é coordenada pelo Laboratório de DNA Forense (LABDNA) e já cadastrou 292 familiares de desaparecidos, 509 perfis genéticos de pessoas falecidas sem identificação e 8 de pessoas vivas que não sabiam sua identidade. A coleta é gratuita, sigilosa e pode ser feita por qualquer cidadão que tenha um familiar desaparecido.

🔎 LINHARES EM ALERTA

Entre os dados que mais chamam atenção está o número de desaparecimentos no município de Linhares, que já soma 54 casos registrados somente em 2025, liderando o ranking entre os municípios do interior capixaba. Em seguida aparecem Cachoeiro de Itapemirim (51 casos), Colatina (40), São Mateus (36) e Aracruz (35).

No total, o Espírito Santo registrou 1.206 ocorrências de desaparecimento só neste ano, o que representa uma média de seis pessoas desaparecendo por dia.

🧬 COMO FUNCIONA A IDENTIFICAÇÃO

A proposta da campanha é coletar o DNA de familiares de desaparecidos e comparar com perfis já cadastrados nos bancos estaduais e no Banco Nacional de Perfis Genéticos. O cruzamento de dados pode permitir a identificação de pessoas falecidas ou até mesmo localizar pessoas vivas sem identificação formal.

Segundo as autoridades, não é necessário esperar 24 horas para registrar o desaparecimento. O boletim de ocorrência pode ser feito imediatamente em qualquer delegacia da Polícia Civil. Além disso, denúncias e informações podem ser encaminhadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

Se a pessoa for localizada, a polícia também deve ser comunicada para atualizar o status do caso.

Foto – SESP-ES

 

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:

* WhatsApp: (27) 9 9527-2726

* E-mail: nortenoticia01@gmail.com

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

Sair da versão mobile