Uma denúncia dando conta de que estava acontecendo um aterro em parte da Lagoa do Interlagos chegou a nossa redação. Nossa equipe foi até ao local e constatou que realmente estava acontecendo um aterro em parte da Lagoa que fica no bairro Sheel. O que mais chamou a atenção é que o aterro está acontecendo há poucos metros da Sede da Guarda Civil Municipal.
Um morador que não quis ser identificado nos relatou que ali mesmo havia outra irregularidade. Uma manilha colocada para escoamento da rede pluvial está despejando liguido 24 horas diariamente e, como não está chovendo, trata-se de mais um flagrante constatado nessa denúncia; veja vídeo.
De posse de todas as informações procuramos o setor responsável pela comunicação da Prefeitura que se posicionou través de nota. Veja:
“A Secretaria de Meio Ambiente de Linhares esclarece que aterrar Área de Preservação Permanente (APP), inclusive em entorno de lagoa urbana, é crime ambiental e a multa pode chegar a R$ 40 mil.
Ressalta que as equipes de fiscalização ambiental da Prefeitura estiveram no local e identificaram ligações clandestinas de esgoto.
Em uma ação junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, estes moradores serão identificados para que as medidas cabíveis sejam aplicadas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pede que a população denuncie no telefone 3372 2067.”
A dona de casa,Marcia Santos Rosa,51 anos que mora nas proximidades da lagoa disse, que na realidade muita terra e lixo que é utilizada para fazer o aterro é retirado por uma maquina que faz a limpeza de um valão. Veja vídeo.
É possível entender que o problema existe, mas nem a Prefeitura esclarece quem cometeu o delito mesmo tão próximo da Guarda Civil do Município.