Por orientação do Ministério da Saúde, os jogos de futebol nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo devem acontecer com portões fechados por causa do coronavírus. A determinação já vale para o fim de semana e toda a rodada do Carioca não deverá ter público.
Rio e São Paulo são os dois estados com mais casos de coronavírus no Brasil até o momento. Minas Gerais e Rio Grande do Sul também seguem a recomendação do governo e as rodadas do Mineiro e Gaúcho deste fim de semana serão com portões fechados. A venda e distribuição de ingressos estão suspensas.
O governo do Distrito Federal já havia se antecipado e determinou portões fechados na rodada do Campeonato Brasiliense.
Em nota, a CBF confirmou a decisão de que os jogos das capitais do Rio e de São Paulo sejam sem público por tempo indeterminado. A entidade já “comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades”.
Em relação aos jogos dos torneios nacionais, a “CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade”.
No começo da tarde desta sexta-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro determinou aos clubes que suspendam a venda de ingressos para os jogos deste fim de semana.
A resolução da Federaçao de Futebol do Rio considera o aumento de casos de pessoas contaminadas com a doença no Rio de Janeiro, que elevou sua classificaçao de risco.
E indica portões fechados ao levar em conta também que as autoridades de saúde que devem nortear as medidas. A Ferj cita claramente a possibilidade de os jogos näo contarem com presença de torcedores a partir de momento determinado. Um novo comunicado deve confirmar a medida em breve.
O Botafogo aguarda deliberação final da Ferj para definir várias questões, incluindo devoluções de ingressos. Dez mil bilhetes já haviam sido vendidos.
O Flamengo estuda devolver o dinheiro ou fazer estornos nos cartões. Já haviam sido vendidos 20 mil ingressos para o jogo. Na reunião de segurança na Federação de Futebol do Rio nesta quinta-feira, ja havia sido discutida a possibilidade de jogo sem presença da torcida.
No clássico entre Fluminense e Vasco, com mando do cruzmaltino, o Fluminense clube informou que foram vendidos 21 ingressos antecipadamente. E que os torcedores precisam voltar ao ponto de venda para recuperar o dinheiro. No caso das vendas online, 905, haverá estorno. Os torcedores que fizeram check-in, 600, nao terão prejuízo. O Vasco não se posicionou oficialmente.
As partidas marcadas para este fim de semana no Rio são:
Sábado
Flamengo x Portuguesa – Maracanã – 18h
Boavista x Cabofriense – Bacaxá – 19h
Resende x Macaé – Estádio do Trabalhador – 16h
Domingo
Botafogo x Bangu – Nilton Santos – 16h
Vasco x Fluminense – Maracanã – 18h
Segunda-feira
Madureira x Volta Redonda – Conselheiro Galvão – 16h
Fonte – O Globo