Ícone do site Norte Notícia

Ipec no ES: Casagrande tem 49%, e Manato, 40%

Foto - Renato Casagrande (PSB) e Manato (PL) — Foto: Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta

Pesquisa do Ipec encomendada pela Rede Gazeta e divulgada pelo portal g1/ES nesta sexta-feira (21/10) revela os índices de intenção de voto para governador do Espírito Santo. O candidato Renato Casagrande (PSB) tem 49%, e o candidato do PL, Manato, 40%. Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições.

Entre os eleitores capixabas, 86% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 14% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 17% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.

Já os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 5% (veja mais abaixo). Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora, segundo o Ipec.

Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de outubro em 29 municípios capixabas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04574/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-04994/2022.

Votos totais

Resposta estimulada e única, em % de votos totais:

Renato Casagrande (PSB): 49%

Manato (PL): 40%

Brancos e nulos: 4%

Não sabe: 6%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Votos válidos

Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Casagrande tem 55% e Manto, 45%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Resposta estimulada e única, em % de votos válidos:

Renato Casagrande (PSB): 55%

ANÚNCIO

Manato (PL): 45%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Por Álvaro Guaresqui, g1 ES 

Pesquisa do Ipec encomendada pela Rede Gazeta e divulgada pelo portal g1/ES nesta sexta-feira (21).

Sair da versão mobile