Ícone do site Norte Notícia

Horário de Verão: EDP dá dicas de utilização eficiente da energia

O principal objetivo do Horário de Verão é diminuir a demanda de energia no momento do pico de consumo do sistema elétrico brasileiro. Neste ano, o novo horário começa a vigorar no próximo domingo, 4 de novembro, e se estende até 16 de fevereiro de 2019. Para potencializar esse objetivo, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, dá dicas de consumo consciente.

No período de maior gasto de energia, entre 18h e 21h, acontece o aumento na coincidência de cargas no sistema. As famílias chegam em suas casas e utilizam os equipamentos domésticos, a iluminação pública nas ruas se acendem, além das fábricas ainda estarem com o maquinário ativado.

“O horário de verão serve para minimizar essa concentração de carga no horário de pico, já que a luz natural permanece por um período mais longo do dia e a iluminação das ruas e das residências começa a funcionar um pouco mais tarde”, explica, o gestor executivo de Atendimento ao Cliente, Evandro Scopel.

Além da redução da demanda, o período é propício para mudança de hábitos que contribuem para uma economia na conta de luz. Por isso, a Distribuidora orienta seus clientes sobre o uso eficiente da energia:

Iluminação

Comparação entre as lâmpadas

 

Tipo de lâmpada Incandescente Fluorescente compacta LED
Potência (W) 60 15 8
Fluxo luminoso (Im) 864 840 850
Temperatura de cor (k) 2.700 6.500 4.000
Vida útil (horas) 1.000 8.000 25.000

 

 

Chuveiro

 

Refrigerador ou freezer

 

Ar-condicionado

 

ANÚNCIO

Vale lembrar que devemos manter a rede elétrica de nossas residências em bom estado e distribuir as cargas instaladas de forma equilibrada, evitando sobreaquecimento da fiação e possíveis fugas de corrente. Outra dica importante é, na hora da compra de um novo equipamento, verificar a existência do selo Procel, que garante economia e eficiência energética.

 

No site da EDP, www.edp.com.br, é possível encontrar mais dicas de economia de energia, além de uma tabela com o consumo dos principais aparelhos domésticos.

Sair da versão mobile