O campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) receberá um curso de Medicina, com previsão de início no primeiro semestre de 2026. A autorização foi assinada durante solenidade realizada nesta terça-feira (22/07), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado, do governador Renato Casagrande e do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.
Durante o evento, o governador Casagrande ressaltou a relevância do novo curso para a formação de profissionais qualificados e para o fortalecimento do atendimento à saúde no Espírito Santo, além de impulsionar o desenvolvimento educacional no norte capixaba.
“Estou animado com a abertura desse curso de Medicina no extremo norte do Espírito Santo, próximo à divisa com a Bahia. Essa iniciativa fortalece nosso Centro Universitário e amplia as oportunidades de Ensino Superior em nosso Estado, com o apoio do presidente Lula. Este é um momento histórico para a população do norte capixaba”, destacou Casagrande.
O curso de Medicina contará com uma oferta inicial de 60 vagas por ano, com investimento estimado em R$ 30 milhões para a construção de um prédio moderno, aquisição de equipamentos e estruturação dos laboratórios necessários para o funcionamento da graduação.
Com a autorização oficial, a Ufes iniciará o processo para realização de concurso público, com a expectativa de abrir 30 vagas para servidores técnicos e 60 para docentes, garantindo um ensino de qualidade e contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde na região.


O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.