Ícone do site Norte Notícia

Herança maldita parte 2 – Município de Linhares e o endividamento que não para

A tal saúde financeira, sempre pregada pelo município de Linhares merece algumas análises importantes. É que, recentemente, técnicos do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento estiveram em Linhares, após contato para uma jogada financeira: mais um empréstimo de cifras de mais de 50 milhões de dólares.

Convertendo o dólar, na moeda de hoje, falamos de cerca de 256 milhões de reais, que iriam irrigar os cofres públicos, de uma cidade que seu ex-prefeito prega boa gestão e situação financeira equilibrada. Não é o equilíbrio que entra nessa questão, mas sim o endividamento que ficará para as próximas gestões. A cidade pagaria esse empréstimo em parcelamento, o que levaria vários anos para quita-lo. Só que a pergunta é: será mesmo necessário esse aporte financeiro, provocando um grande endividamento?

A justificativa dada pelo executivo é que esse dinheiro serviria para investimento em infraestrutura e outras coisas mais. Foram tantas obras feitas em Linhares, como Praças, que a população entendeu saúde financeira, sem precisar endividar os munícipes.  Com isso, a pergunta mais vista nesse site tem sido: será mesmo que nós precisamos desse endividamento?

Linhares: contumaz em endividamento

Usando um termo jurídico, a cidade aparece como contumaz, ou, deliberadamente, ou, por muitas vezes, tem recorrido a empréstimos nas últimas gestões. Em 15 de setembro de 2019, a notícia veiculada na imprensa, inclusive nesse site, revelou que o ex-prefeito Guerino Zanon encaminhou para a Câmara Municipal, em três anos, pelo menos três projetos para tomar dinheiro emprestado. Na época, os valores giravam em torno de 213 milhões. Mas o que foi lembrado, nesse mesmo período, é que nos últimos 30 meses, anteriores a data do pedido do dinheiro emprestado, a cidade arrecadou cerca de 1 bilhão e 600 milhões de reais. Resumindo esse assunto: se antes de setembro de 2019, a arrecadação já era tão grande, vamos tentar imaginar os números de hoje? Mais uma vez, fazemos a pergunta: será mesmo necessário esse endividamento? Alguém precisa explicar isso para nossa população que paga impostos, disse uma de nossas leitoras.

Da serie “Herança Maldita” o atual prefeito Bruno Marianelli herdou uma passarela, ponte, ou algo parecido, inacabado e na parte dois herda dívidas de empréstimos feitos pelo ex-prefeito e um que ele deixou engatilhado. É muita “Herança Maldita” deixa para o prefeito Bruno e seus sucessores. É esperar para conferir.

 

 

ANÚNCIO

 

Sair da versão mobile