O atual prefeito de Linhares anda se movimentando, dando máxima atenção para as próximas eleições, onde tentará ser reeleito para mais um mandato, se consagrando como prefeito mais longevo da história de Linhares, estado e até Brasil. Sua continuidade à frente do executivo depende da vontade popular que pende pela mudança em vez da continuidade.
Já são várias as pesquisas que mostram a vontade de mudança na cabeça da maioria dos eleitores, exatamente o que se vê no município, muito preterido por várias correntes políticas. Acaso Guerino confirme mais uma candidatura, será esta a quinta tentativa, podendo ficar 20 anos no governo local. Isso, é claro, vai depender de como o povo vê o seu atual governo, muito contestado por boa parte do eleitorado.
Suas movimentações são visíveis, sem confirmação oficial de que irá, de fato, colocar o nome a disposição. As mais recentes revelam exonerações de peças que o acompanham de longa data. É o caso das exonerações inexplicáveis de Bruno Marienelli, fiel escudeiro que atua na secretaria municipal de finanças e planejamento. Sua exoneração data do dia (04/06) .
Outra visível movimentação, com aspecto político, é a exoneração de Franco Fiorot, secretário de agricultura, aquicultura, pecuária e abastecimento de Linhares. A exoneração é do dia 3 deste mês.
Fontes que pediram para não se identificar afirmam que um deles pode ser indicado a concorrer ás próximas eleições como vice-prefeito na futura chapa encabeçada pelo atual prefeito Guarino Zanon.
Os dois, agora ex-secretários, estão filados ao Republicanos, mesmo partido do vereador e presidente da Câmara, Ricardo Bonomo,
Nossa reportagem procurou a informação com o setor de comunicação da Prefeitura, sobre o motivo das exonerações e os nomes que irão assumir as pastas, mas não fomos atendidos.