Ícone do site Norte Notícia

Governo lança projeto para recuperar celulares roubados

Reprodução: Secom ES

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Civil (PCES), deu início neste mês de julho ao “Projeto Recupera”. Anunciado pelo governador Renato Casagrande nas redes sociais, o projeto visa a recuperação e devolução de celulares roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus legítimos proprietários.

A operação permanente utilizará tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, além da colaboração de operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública para localizar e devolver os aparelhos recuperados.

Principais Objetivos do Projeto Recupera

Resultados e Expectativas

Entre 17 de maio de 2023 e 16 de maio de 2024, foram registrados 21.400 celulares roubados ou furtados no estado, dos quais apenas 6.570 tinham o código IMEI identificado e registrado. Nesse período, 648 aparelhos foram recuperados. Inspirado pelo sucesso do estado do Piauí, que recuperou quase seis mil celulares em nove meses e reduziu em 44% o número de furtos e roubos de telefones móveis, o Espírito Santo busca adaptar essas práticas inovadoras ao seu contexto.

Devolução dos Aparelhos

Os aparelhos recuperados serão entregues aos devidos donos em mutirões agendados pelo Governo do Estado. Os proprietários serão contatados pelas equipes do Projeto Recupera e receberão todas as orientações necessárias para a retirada dos aparelhos.

ANÚNCIO

Intimação para Devolução

Cidadãos que estiverem de posse de celulares identificados como roubados ou furtados serão intimados via WhatsApp pelo número (27) 99849-4228, contendo informações sobre a unidade policial, data e horário para a devolução do aparelho. A Polícia Civil do Espírito Santo destaca que não solicitará a entrega dos aparelhos em qualquer lugar que não sejam suas delegacias ou distritos, nem pedirá que os aparelhos sejam entregues a terceiros.

Sair da versão mobile