Na última segunda-feira (21/10), autoridades em meio ambiente do Espírito Santo, se reuniram, para discutirem assuntos para prevenir a chegada do óleo que avança sobre o mar do nordeste brasileiro. Representantes do IEMA, Agerh, Defesa Civil, Ibama, ICMBIO e Capitania dos Portos participaram da reunião para a condução do plano de emergência, criado para construir ações preventivas sobre o óleo que tem aparecido no litoral nordestino.
No encontro ficou estabelecido um comitê de preparação da crise, formado por representantes da Marinha, do Ibama, do ICMBIO e da Seama, que fará a coordenação dos trabalhos. Também foram criados grupos de trabalho com diferentes temáticas.
A secretaria de estado do Meio Ambiente informa também que já está sendo articulada uma reunião com gestores municipais de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares para unificação de informações e de ações preventivas.
Também será agendada uma visita de representantes da Seama e do IEMA à Bahia para verificação dos procedimentos de governança e das atividades práticas de recuperação e limpeza das praias e do manuseio da fauna oleada, entre outras.