Nos cinco dias de carnaval nas praias de Linhares – Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, as forças de segurança do Município atuaram de forma exemplar e o carnaval terminou sem nenhum registro de ocorrências graves.
A atuação da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, dos Agentes de Trânsito e dos Guarda-vidas, divididos em locais estratégicos, garantiu a segurança e a tranquilidade do público que participou do Carnaval em Linhares.
Foram mais de 100 profissionais deslocados para atuar nos balneários. A estratégia de empenho do policiamento resultou no índice zero de ocorrências de maior gravidade durante as festividades.
As forças de segurança foram acionadas apenas em atendimentos de apoio à comunidade. De acordo com o balanço divulgado pela secretaria municipal de Segurança Pública durante a Operação Carnaval 2.861 veículos foram abordados e 228 autuados por irregularidades diversas, a maioria por licenciamento vencido, um total de 98. Já a Polícia Militar fez 18 autuações.
Tudo isso aumentou a ostensividade policial e a facilidade para o acionamento, caso fosse necessário: “Nossas forças de segurança atuaram dentro de um planejamento visando o melhor emprego da tropa durante os dias de festa. Reforçamos a segurança e alçamos os resultados almejados”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública de Linhares, Coronel Jones da Silva Mattos.
Operação Carnaval:
Veículos abordados 2.861
Autuados 228
Guinchados 08
Autuações Polícia Militar 18
Infrações:
>Licenciamento vencido 98
>Deixar de usar o cinto de segurança 60
>Dirigir sem a CNH 21
>Permitir posse/entregar veículo a pessoas não habilitadas: 17
>CNH vencida 10
>Usar Calçado Inadequado: 04
>Transportar passageiro compartimento de carga 04
>Transportar criança sem as normas de segurança: 04
>Equipamento obrigatório: 03
>Usar no veículo equipamento de som em volume/freqüência não autorizado 02
>Celular 01
>Descarga livre 01
>Sistema de iluminação defeituoso 01
>Deixar de reduz velocidade ao aproximar de aglomeração de pessoas 01